Oliver Sacks: encante-se com a vida!

por Aurea Afonso Caetano

O neurocientista Oliver Sacks (1933-2015) era uma pessoa encantada! Encantada acima de tudo com a vida, com os mistérios da vida e com as belezas que esses mistérios iluminavam ou iluminam… ele se foi, mas os mistérios permanecem.

Continua após publicidade

Em um dos últimos artigos que escreveu falou a respeito desse encantamento ao, já na fase terminal de sua doença, observar o céu “powdered with stars”, e quanto esse esplendor o lembrava do pouco tempo de vida que tinha.

Sua escrita continuava lúcida, intensa e mágica; ele continuava, mesmo na fase terminal de sua vida, profundamente ligado à natureza e ao universo.

Aprendi muito lendo Oliver Sacks, seus livros com frequência desafiavam nosso olhar ao trazer outras possibilidades de ver o mundo, ao descrever síndromes neurológicas inusitadas a partir do relato de quem as estava vivendo.

Lembro-me ainda da surpresa ao ler “Um antropólogo em Marte”, um livro com esse título era já um acontecimento. Impressionante sua capacidade de escrita, ímpar a possibilidade que tinha de fazer com que entrássemos como antropólogos em outros mundos, não em Marte, mas em mundos bem próximos a nós. Mundos comuns, mas únicos em sua individualidade.
Oliver Sacks: grande humanista, uma pessoa encantada

Continua após publicidade

Oliver Sacks tornava cada um de seus pacientes sujeitos singulares, iluminava cada uma de suas síndromes com as luzes de sua mente brilhante e afiada, nos mostrava as sutilezas das “doenças” ao mesmo tempo em que exaltava a possibilidade de viver acima de tudo.

Grande neurologista, aficionado por elementos químicos a ponto de nomear seu último artigo como “Minha tabela periódica”, Sacks era, no sentido mais clássico, um grande humanista. A despeito de ser conhecido como um sujeito solitário e até mesmo duro, ele tinha uma curiosidade profunda pela mente e seus mistérios e um atento olhar ao ser humano. Cada um de seus ensaios começava pelo relato da observação de um paciente, passando depois pela descrição da neurologia do distúrbio e suas possíveis ampliações e efeitos, terminando mais tarde com a “volta” do sujeito em questão à sua vida e a possibilidade criativa de lidar com o dano neurológico dando um sentido maior à existência.

Sacks ampliou muito o sentido da “discussão de caso”, trabalhando com a possibilidade de expandir nosso conhecimento a respeito do funcionamento neurológico sem perder a inteireza de cada paciente.

Continua após publicidade

Acredito que ele tenha vivido até o fim com o mesmo encantamento que lhe era tão peculiar. Posso apenas agradecer a possibilidade de ter aprendido muito e me encantado com seus profundos e humanos relatos. Que ele possa também ser mais uma estrela nesse céu tão estrelado ou no que chamou parafraseando Milton de “powdered sky”.

“Não posso fingir não ter medo. Mas o sentimento que predomina em mim é a gratidão. Amei e fui amado; tive muito e dei muito em troca; li, viajei, pensei e escrevi. Tive com o mundo o relacionamento especial que os escritores e leitores tem com ele. Acima de tudo, fui um ser senciente, um animal pensante sobre este belo planeta, o que, por si só, já foi um enorme privilégio e uma aventura.”
Oliver Sacks