O ano que se vai foi bom ou ruim? Isso depende de seu olhar

por Lilian Graziano

É chegada a hora daquele balanço, do peso que se põe em realizações e fracassos que ocorreram ao longo do ano.

Continua após publicidade

Uma boa oportunidade para pôr em prática tudo o que você vem lendo neste espaço.

Tenho certeza de que, por aqui, você aprendeu ao menos um pouco sobre a Psicologia Positiva – que é Ciência e não mera autoajuda.

Que flow e emoções positivas mudarão perspectivas e quebrarão paradigmas pessoais – veja aqui. Que uma boa forma de encarar o mundo é a das crianças: sempre com espanto e aberta ao novo – veja aqui. Que tudo depende de escolher o que se olha no caminho: as flores ou o esterco. Que virtudes e forças pessoais que você possui podem levá-lo (a) mais depressa à felicidade – veja aqui. E que a felicidade, como já dito aqui, só depende de você – veja aqui.

Com esse enunciado espero, por fim, que consiga, com o que já leu, fazer esse balanço ser produtivo e não destrutivo. De que adiantará, se sua balança pender para fracassos, martirizar-se com isso?

Continua após publicidade

Qualquer dúvida a respeito veja em “artigos anteriores” – clique aqui: há muita munição aí contra esse mal-estar…

Sentimentos inúteis: culpa, desespero e sensação de impotência

Que todos os textos lidos o(a) levem às escolhas que tirem de cada experiência o aprendizado, o que é sempre aproveitável. Inúteis são culpa e desespero, sensação de impotência (esta última, por sua vez, só ocorre quando as primeiras acontecem, enquanto o olhar prático e positivo sobre as situações leva a outros paradeiros de sentimentos e ação). Melhore suas estratégias de coping e resiliência (ou seja, de autossuperação) – as razões para isso estão explicadas (aqui), e são a chave dessa mudança de postura.

Continua após publicidade

Eu, aqui, já completando um pouco mais de um ano de Vya Estelar, também faço meu balanço. Se com meus textos não consegui dizer o que queria, espero ter conseguido, ao menos, dizer algo de útil ao internauta que se põe diante desta tela neste momento. Tenho certeza de que, na home deste portal, se o título do artigo interessou, 50% desse objetivo (o da utilidade) foi cumprido. Vamos, agora, aos outros 50%, a partir de reflexões que provavelmente o leitor(a) tecerá por aqui. Mas já me dou por contente em atrair sua atenção para algo positivo – tudo o mais é trabalhar e trabalhar para que, por meio da escrita, mais e mais informações úteis cheguem de forma didática a quem as lê nesta coluna.

O mais importante, aviso, nem é tanto o resultado do balanço do ano: nem o meu nem o seu. É que dedicando tempo a essa reflexão, estamos nos dando uma pausa – o que na correria não conseguimos nunca. Pausar, nesse sentido, é necessário e nos faz refletir sobre nós mesmos, seja qual for o motivo que nos leve a tanto. O autoconhecimento, em pílulas, doses homeopáticas ou superdosagens que isso possa provocar, é sempre bem-vindo. A pausa o proporciona e nos recicla.

Tá aí. Mais um objetivo cumprido. Ler estes artigos, leitor(a), é certamente um desses momentos de importante pausa. Assim como o balanço que se faz, todo ano, para que o próximo seja melhor. E para ser melhor, mesmo, reveja suas metas com carinho: seja condescendente com sua capacidade de cumpri-las. Outro texto a respeito também pode ser lido – veja aqui.

Vou também fazer uma pausa – quem sabe o próximo artigo venha mais inspirado?