O que fazer quando o psiquiatra não acerta o diagnóstico ou a medicação?

por Eduardo Ferreira Santos

“O que será que eu tenho? Qual poderá ser a causa do meu problema? Há três meses comecei a sentir tonturas, tremores, excesso de sono, cansaço fisico, nervosismo, coração acelerado, choro muito. Já fui ao psiquiatra, ele passou medicação, mas não apresentei melhora. Já não consigo nem trabalhar.”

Continua após publicidade

Resposta: Os sintomas que você descreve parecem mesmo, a princípio, serem devidos a um quadro agudo de ansiedade, que popularmente é chamado de Síndrome do Pânico.

No entanto, podem ser também, originados em algum fator orgânico, não psiquiátrico, como um problema de tireoide, por exemplo.

Minha sugestão é que você procure um médico clínico, um clínico geral.

Vários problemas hormonais, imunológicos, distúrbios de glicemia podem dar sintomas que, aparentemente têm características psíquicas, mas sua origem não é puramente emocional, embora possam ser acompanhados de manifestações psicológicas.

Continua após publicidade

Insisto: procure um clínico, faça os exames que ele pedir e, depois, procure um outro psiquiatra se for o caso, pois pode ser mesmo que a medicação psiquiátrica indicada não tenha sido a adequada para você.

Acreditar que sintomas desse tipo são puramente psíquicos é um erro comum, portanto, não deixe de ir a um bom clínico primeiro.