Como a Era de Aquário influencia os signos

por Max Klim

As previsões gerais para os doze signos do zodíaco em uma Era, período que dura nada menos que 2.160 anos, envolvem a estrutura mental e as características básicas dos nativos de cada um deles, tempo em que a Terra realiza o movimento em torno do seu próprio eixo, chamado precessão.

Continua após publicidade

Na Era de Aquário Terra realiza movimento em torno do seu próprio eixo, isso influencia os signos

Assim, ao deixarmos a Era de Peixes em 1969 quando o homem desceu na Lua e o ideário dos hippies invadiu o mundo, dando o toque aquariano ao tempo e à vida, incorporamos em grau alto os elementos da era do futuro deixando aos poucos o misticismo, apego ao oculto, mediunidade, indefinição e sacrifício – típicos do signo de Peixes.

Agora, com a Era de Aquário todos vamos todos incorporar em nossa maneira de ser e agir alguns dos elementos mais marcantes deste período. E, em cada signo, isso se manifesta de forma diferente e estas são as principais características que Aquário dá a cada um deles

Áries

Continua após publicidade

A personalidade do nativo de Áries se torna, sob a influência aquariana, bem mais fascinante, original e dotada de uma forte curiosidade intelectual. O nativo vai exercitar ao longo de toda a sua vida, uma diferença forte em relação às outras pessoas, moldando sua forma de ser por comportamentos que não são comuns às pessoas de sua convivência habitual. O temperamento do nativo é mais imprevisível e vai buscar a independência e a liberdade de uma forma muito mais acentuada que o normal. Nesta cúspide – o período de mudança de regência – o arietino vai se sentir confuso e por vezes solitário, mas surgem elementos de racionalidade em seu raciocínio e forma de se comportar. Com isso se torna menos emotivo e mais calculista e frio. É Uma notável e positiva influência pois valoriza o melhor de Áries.

Touro

A influência aquariana em Touro se faz sobre a determinação e a teimosia do nativo que ganham contornos mais sofisticados e se fazem presentes em ângulos novos de sua vida. Nesta fase de transição o taurino será aparentemente convencional e tradicionalista mas, na verdade, estará absorvendo e criando mental e interiormente sobre coisas muito mais avançadas e radicais, com ânsia por mudar e fazer. Há forte tendência a identificação do nativo com conquistas sólidas e seguras da ciência e da tecnologia e, em especial, nas primeiras décadas da nova Era, com a informática, o espaço, a miniaturização e a matemática. Apesar de se tornar mais aberto a influências externas, o taurino vai se sentir frustrado por não ter o mesmo grau de receptividade para novas idéias. O individualismo taurino cresce e se fortalece.

Continua após publicidade

Gêmeos

O início da Era de Aquário faz do geminiano – um companheiro de elemento Ar do aquariano – uma pessoa bem mais preparada para a vida, menos superficial e bem mais sólida em conhecimentos que o habitual. Surgem lógica e flexibilidade que vão trazer mudanças muito importantes na forma do nativo encarar o mundo, A sensibilidade geminiana é canalizada de forma intensa para coisas mais sociais e ligadas ao bem-estar da humanidade e o nativo vai se tornar um batalhador pela evolução da espécie humana, ainda que não o faça conscientemente. Seu ceticismo e desconfiança são ampliados, mas a ânsia por liberdade e o individualismo ganham menos intensidade e se transformam. Seu raciocínio e capacidade criadora são bem ampliados e o nativo é bem mais eclético.

Câncer

A interação entre um signo da Água, apegado, pensativo, maternal e mediúnico com o temperamento aquariano, sonhador, avançado, individualista, faz por onde surgir uma pessoa bem mais moderada e controlada, pensativa e menos agressiva. Nesta fase de mudança de Era, a tendência à melancolia tipicamente canceriana, se revela forte e vai levar ao aparecimento de formas de apego maiores à família e às convenções, mudando profundamente a forma do nativo encarar sua posição em seu grupo social. Isso, por vezes vai implicar em alguns conflitos interiores mas, servirá também de moderador para o nativo típico do signo que, assim, mostra bem maiores sensibilidade e paixão, ganhando expressividade em sua presença e maior apego a outras pessoas, com desprendimento e dedicação.

Leão

A influência da Era de Aquário sobre os nativos de Leão mostra, de forma bastante eloqüente, uma combinação que amplia a capacidade dominadora e de liderança do nativo, fazendo-o uma personalidade especial no comando de qualquer coisa que intente. Nesta fase, surge influência que destaca a racionalidade combinada ao esfuziante entusiasmo próprio do nativo. O gosto pela notoriedade se torna bem maior e presente na vida do leonino que terá um caminho profissional mais voltado para o prático e o racional. Sua ambição se torna agora muito mais ampliada e a ela se soma um temperamento que revela o gênio impositivo e intransigente, elementos que devem ser controlados e dominados. A criatividade e a determinação do leonino se tornam bem maiores e presentes no cotidiano. O amor é mais efusivo.

Virgem

O detalhismo, os conceitos realistas e ponderados do virgiano ganham, nesta fase inicial da Era de Aquário, uma significação e importância inteiramente novas para que o nativo conquiste espaços que habitualmente eram negados ao rigoroso e detalhista virgiano. O nativo revela agora um temperamento bem mais sociável, mercê da atuação aquariana sobre o nativo que se mostra bem mais controlado e moderado, com evidente capacidade de entender outras pessoas, delas exigir em excesso e sem as costumeiras críticas virgianas. O social se torna importante e há forte moderação na forma de agir típica do signo. Ao mesmo tempo a capacidade de observação virgiana é sensivelmente ampliada, assim como o torna mais seguro em suas ações. Seu modo de agir é mais enérgico e tende mais à curiosidade e à análise.

Libra

Nesta combinação derivada da influência de Aquário sobre o signo da balança, há uma exacerbação e ampliação da influência do caráter venusiano sobre o nativo, como resultado da presença do nativo nestes primeiros tempos da Era de Aquário. Seu temperamento se abre para campos novos, revelando tendências artísticas, senso maior de justiça e equilíbrio em ações, julgamentos e decisões. Surge também um maior vigor criativo, Aquário, com toda a força de sua influência leva o libriano a maior grau de sensibilidade. Seus relacionamentos se fazem com maiores diplomacia e suavidade. Começa agora a se formar um quadro que mostra maior senso prático e a indecisão libriana é controlada, embora ainda surja esporadicamente. Seu romantismo é bem mais acentuado mas tolhido pela praticidade.

Escorpião

Um dos elementos mais fortes da vida do nativo de Escorpião nestes primeiros tempos da Era de Aquário, revela um quadro em que a força e a determinação típicas do signo se dirigem para formas mais ideais e utópicas. Sua força de vontade é um dos fatores que mais se manifesta com expressão mais voltada ao social. Suas ações vão agora revelar um aprofundamento nos interesses e na forma com que o nativo expressa suas emoções. Mercê da influência aquariana, o escorpiano se torna bem mais prático e de pés no chão que seus companheiros de signo e vai revelar na sua maneira de ser, um sentido de vida mais inovador, voltado às mudanças, com seriedade e permanência. O individualismo típico em Escorpião, é acentuado e Escorpião se faz mais comunicativo e bem mais participativo, com preocupações voltadas para os outros seres humanos.

Sagitário

Esta combinação revela uma acentuado processo de busca pela liberdade, elemento comum tanto ao sagitariano quanto da Era que começamos a viver. A fase revela elementos positivos fortemente voltados à ânsia pelo novo, pela criatividade e faz com que o nativo mude conceitos e procura mudanças com maior intensidade. Surgem maiores os dons de mando e são atenuados dos arroubos de excentricidade e o senso crítico do signo. Suas iniciativas se darão pela busca de desafios que estarão sempre se ampliando, tornando-se assim inalcansáveis. O nativo mostra um senso de justiça bem maior, faz-se caloroso em seus relacionamentos, tem uma forte ânsia por conhecer coisas novas e originais. Crescem entusiasmo e estabilidade e suas relações ficam estáveis e equilibradas.

Capricórnio

Até a descoberta de Urano, tanto Capricórnio quanto Aquário tinham regente comum, Saturno, o que dá elementos próximos ao nativo nesta fase inicial da Era de Aquário, quando são ampliadas algumas das características específicas do capricorniano. A ambição é elemento que cresce de forma mais ordenada e voltada para objetivos menos individualistas que o comum no signo. Suas ambições pessoais se tornam bem maiores e se direcionam para objetivos mais factíveis e levam em conta interesses de pessoas próximas. O apego ao trabalho é ampliado e surgem elementos de que quebram o conservadorismo comum do nativo. Há forte tendência ao isolamento, resultado da ampliação de seu individualismo. Capricórnio agora é amigável, tem maior capacidade de análise e acentuada energia.

Aquário

A entrada da Era de Aquário gerou para o nativo do signo os mesmos fatores que criam o duplo aquariano quando o nativo tem o Sol e Ascendentes do signo. Senhor dos avanços e do progresso, adiantado em seu tempo, incompreendido por muitos, inovador e quase profético, ele é aquela pessoa que revela em seu modo de ser um temperamento bastante moderno, avançado, anti-convencional e dotado de um magnetismo que fascina as pessoas. É o revolucionário da nova Era, pronto a mudar tudo que o cerca, revolver padrões já estabelecidos e criar um mundo em que a originalidade será a tônica. A sua maneira de agir diante do mundo será totalmente imprevisível e o seu amor pela liberdade pode levá-lo a extremos. A genialidade permeará sua forma de se comportar e, no amor, é muito romântico.

Peixes

A proximidade de Peixes faz com que a influência de Aquário sobre ele, se dê de forma muito marcante. E, neste início de um novo tempo, as mudanças são profundas no temperamento e na forma de ser do pisciano que, aos poucos vai deixando de lado o sentido negativo da sua própria Era e absorvendo a individualidade aquariana, os avanços e a determinação próprias deste período. Isso muda sua maneira de se comportar ao longo de sua vida fazendo-o bem mais criativo e sensível, revelando dons de intuição e premonição que se dirigem para o social e a comunidade menos a si mesmo. É ele, mais sensível. Sua força de vontade é maior, sua relação com outras pessoas, mais afável. A lógica aquariana é incorporada pelo nativo e temperada com o humanitarismo e a bondade. No amor é bem independente.