DESTAQUES

Como dizer à minha mãe que quero conhecer o meu pai?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 PSICOLOGIA
Seja como for, não desista, apenas tenha paciência

por Blenda de Oliveira

"Sou uma garota de 12 anos e não conheço meu pai e gostaria muito de conhecê-lo. Só que se seu quiser conhecê-lo, preciso perguntar à minha mãe, mas não tenho coragem. O que faço?"

Resposta: Esse é um desejo muito natural e esperado nesse momento de seu crescimento.

Estratégias para resolver o problema:

1ª) Que tal começar uma conversa com sua mãe perguntando como foi a gravidez e a decisão de ter filhos?

2ª) Cada dia você pode trazer o assunto e devagar chegará até seu pai.

3ª) A minha sugestão é que vá aos poucos, é para que sua mãe também se prepare, pois não sei como é esse assunto para ela.

4ª) Uma outra alternativa é você escrever para sua mãe, pedindo para conversar sobre esse assunto. É uma forma que prepara você e ela e pode ser mais confortável para iniciar, já que tem receios.

5ª) Outra possibilidade é pedir para alguém da família que goste muito de vocês e tenha proximidade para que lhe ajude a conversar com sua mãe.

Seja como for, não desista, apenas tenha paciência e caminhe de acordo com o que for possível.

Muito obrigada por nos confiar, aqui no site, um assunto tão importante na vida de qualquer um de nós, saber das nossas origens, nossas raízes e como iniciamos nossa existência. Apesar dos seus 12 anos, é uma menina que já sabe que algumas questões são importantes de serem conhecidas, muito embora possam inicialmente parecerem difíceis. Boa Sorte! Grande abraço!

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.