Entenda o que são radicais livres, para que servem e como combatê-los

por Sonia Corazza

A denominação não é estranha: radicais livres. Revistas femininas falam do efeito danoso, produtos cosméticos prometem evitar a formação deles, nutricionistas promovem dietas para combatê-los, médicos postulam que fumar e consumir bebidas alcoólicas estimulam a formação desses agentes reativos. Mas quem são eles? Inúmeras pesquisas científicas foram e são conduzidas para esclarecer o papel dos radicais livres em processos degenerativos como envelhecimento, câncer, aterosclerose, inflamação, etc.

Continua após publicidade

Mas o que é radical livre?

O termo radical livre refere-se ao átomo ou molécula altamente reativo, que contêm número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica. É esse não emparelhamento de elétrons da última camada, que confere alta reatividade a esses átomos ou moléculas. A maioria desses agentes reativos são derivados do metabolismo do oxigênio e são encontrados em todos os sistemas biológicos. É justamente o oxigênio que faz com que nossas células se oxidem, liberando radicais livres.

Para que servem os radicais livres?

Mas é importante explicar que embora os radicais livres possam ser mediadores de doenças, sua formação nem sempre é ruim. Por exemplo, na defesa contra a infecção, quando a bactéria estimula o corpo a produzir radicais livres, a finalidade é de destruir o microorganismo que está atacando o organismo, então aqui a formação de radicais livres é bem-vinda.

Continua após publicidade

Radicais livres danosos

Se houver estímulo exagerado na produção dessas espécies reativas, associada à falha da defesa antioxidante natural do corpo, então o excesso de radicais livres realmente pode danificar a saúde, com consequências, desde envelhecimento precoce, câncer e aterosclerose, até queda de cabelo e manchas na pele.

Fumar, tomar sol sem proteção e exagerar no álcool são atitudes que aceleram a formação de radicais livres. Isso por que esses hábitos fazem com que as células se oxidem mais rapidamente.Ou seja, esses hábitos funcionam como catalizadores que aceleram a reação de oxidação das células, mas não é só. Até exercício físico em excesso contribui para isso. Pelo mesmo motivo, atividades exaustivas, nas quais há um aumento de 10 a 20 vezes no consumo de oxigênio pelo corpo, também desencadeiam a liberação de radicais livres.

Continua após publicidade

Como evitar a formação de radicais livres envelhecedores

Sem dúvida adotar uma rotina de vida equilibrada é a base para evitar a formação desses agentes reativos. A alimentação deve incluir verduras verde-escuras, como brócolis, repolho, couve e espinafre, ricos em ativos antioxidantes. Frutas como maçã, morango, ameixa, banana e as ricas em vitamina C como a laranja, kiwi, abacaxi, tangerina e acerola também são poderosos antirradicais livres. Outros ingredientes ricos em betacaroteno, presente na cenoura, tomate, abóbora, papaia e pimentão também são excelentes armas contra a formação dos radicais livres. Todos esses alimentos combatem os radicais livres porque contêm agentes antioxidantes que impedem a reatuvidade das moléculas com o oxigênio.

Campeões antioxidantes

Por conterem um maior concentração entre os agentes antioxidantes (acetato de tocoferol, ácido ascórbico e betacaroteno), os campeões em ação antioxidante são: repolho, beterraba, pimenta vermelha, brócolis, espinafre, batata, milho, morango, ameixa, uva, maçã, tomate, banana, pêra e melão. Inclua-os definitivamente na sua lista de compras.

Em relação à atividade física, para se evitar a formação de radicais livres, pratique os exercícios entre 65-80% de sua frequência cardíaca máxima.

Outras atitudes benéficas estão ligadas à respiração controlada e consciente e na correta escolha dos seus produtos cosméticos. A ação combinada das vitaminas C e E evita a denaturação (desestruturação/alteração) das boas gorduras que protegem pele e cabelos da desidratação.

Aprenda a ler a bula e escolha fórmulas cosméticas contendo esses dois ativos, que podem vir escritos de formas diferentes, veja:

Vitamina E

Acetato de tocoferol

Tocopherol

Tocopheryl acetate

Vitamina C e derivados

Ácido ascórbico

Ascorbic Acid

Ascorbyl Phosphate

Magnesium ascorbyl phosphate