Como lidar com aquela pessoa quer te encher de favores?

por Rosemeire Zago

“Ela dá mais do que você pode suportar. Parece até que ela quer se sentir importante, te transformar num refém emocional…”

Continua após publicidade

Resposta: É isso mesmo que as pessoas que fazem de tudo por outros desejam: sentirem-se importantes! E para isso não medem esforços, na verdade podem agir assim de maneira inconsciente, ou seja, não têm consciência da maneira com que estão agindo e muito menos os motivos por agirem assim. Na verdade buscam suprir necessidades inconscientes. Desejam agradar a todo custo, como uma maneira de mostrar o quanto são importantes e assim, garantirem de alguma forma ser amadas.

A pessoa que sente necessidade de agradar, ainda que seja inconsciente, está sempre tensa, ansiosa, tentando adivinhar o que os outros querem que ela seja e como deve agir, pois a opinião dos outros é muito mais importante que a dela mesma. Seu desejo é obter aprovação, admiração, reconhecimento, atenção das outras pessoas, de modo a ser aceita, pois na verdade, não se aceita e nem se aprova e muito menos tem consciência de seu valor.

Infelizmente este tipo de comportamento acaba muitas vezes por sufocar aqueles com quem convive. O mais indicado ao lidar com pessoas que tenham esse perfil é entender suas necessidades e mostrar com sensibilidade que não é preciso fazer tanto para terem seu amor, mas isso depende do nível de intimidade que se tem com a pessoa, pois dependendo da maneira de falar e do tipo de relação que existe, ela poderá interpretar com uma rejeição e se sentir pior ainda. Mas se for com uma pessoa que não tenha muita intimidade ou que não seja possível falar, procure demonstrar claramente o que sente, dando-lhe a atenção que deseja, mas caso não seja isso que sente, tendo uma relação mais distante, apenas respeite o modo de ser da outra pessoa e não se culpe caso não supra suas necessidades.

Não aceitar favor é uma atitude de orgulho ou autossuficiência?

Continua após publicidade

Resposta: Os motivos podem ser os dois citados ou ainda existir um terceiro. Mas por trás de todo motivo em não aceitar favor de alguém há um histórico de vida e ao conhecê-lo podemos identificar o medo da dependência. Ou seja, pode já ter tido experiências negativas quando dependeu de outra pessoa e age assim como uma forma de defesa. Pode ainda haver a dificuldade em receber, por não se sentir digno ou merecedor. Todos esses fatores podem gerar a necessidade de manter-se por si mesmo, rejeitando qualquer cuidado ou o que quer que não seja de si mesmo, passando muitas vezes uma imagem de orgulho ou auto-suficiência.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento