Como lidar com informações negativas

Por Patricia Gebrim

Com certeza você já deve ter ouvido alguém dizer que a humanidade passou da Era da Tecnologia para a Era da Informação.

Continua após publicidade

Vamos pensar, por um momento, em como a humanidade tem utilizado o poder da informação? Pense na incrível quantidade de informações que chegam a nós em um único dia. Jornais, televisão, rádio, Internet, são apenas alguns veículos. Somos também impactados pelos outdoors, propagandas de revistas e tantas outras mais.

Hoje em dia uma informação atravessa o mundo em questões de segundos. Se por um lado esse poder nos dá acesso a preciosas ferramentas de crescimento e transformação, esse mesmo poder pode devorar a nossa alma, caso nos entreguemos cegamente a ele. Corremos o risco de acabar enredados nessa teia, cegos como borboletas presas em teias de aranha. Só existe uma saída: nós precisamos aprender a navegar nessa maravilhosa rede de infinitas e maravilhosas possibilidades sem perder nossas asas, nossa visão e nossa capacidade de ser quem verdadeiramente somos.

Você sabe quem você é? Ainda se lembra daquela parte mais bela e profunda de você? Consegue se lembrar de quando era criança e queria tanto que esse mundo fosse um lugar belo e melhor?

Nós precisamos urgentemente nos lembrar de quem verdadeiramente somos!

Continua após publicidade

Podemos refletir ainda mais profundamente. Pense em todas aquelas informações que chegam diariamente em nossas casas e trabalhos por vias extra-oficiais. Basta abrir seus e-mails deste último mês para entender do que estou falando. Olhe novamente para cada uma daquelas mensagens com um olhar mais crítico e consciente. Melhor ainda! Olhe para aquelas mensagens com os ‘olhos da alma’.

Eu sugiro um exercício bem simples e muito esclarecedor, um resgate à simplicidade e ao bom senso. Leia cada uma delas e preste atenção no que você sente, no que o seu corpo sente. (Tente!) Aquilo fez bem a você? Trouxe uma sensação de bem estar, alegria? Faz bem a você ler uma piada racista? Faz bem a você ler uma mensagem preconceituosa?

Se você estiver muito desconectado talvez até lhe faça superficialmente bem, talvez faça bem ao seu ego que está cansado da vida, querendo rir de algo, querendo fugir do tédio que parece invadir a vida das pessoas que perderam a memória. Porque muitas pessoas já não se lembram que são seres divinos fazendo uma experiência nessa maravilhoso planeta chamado Terra.

Continua após publicidade

Mas será que faz bem à sua ‘alma’ ver cenas de violência? Faz bem à sua ‘alma’ ser conivente com a invasão da privacidade de outras pessoas? Faz bem à sua ‘alma’ ver fotos de pessoas que morreram em um acidente aéreo?

Pare e pergunte-se:

– Faz bem à sua alma?

– Faz você se sentir mais amoroso, mais consciente, uma pessoa melhor?

Nós precisamos parar de nos esconder na coletividade. Precisamos parar de fazer coisas simplesmente porque todas as outras pessoas fazem. Precisamos acordar dessa loucura coletiva que amortece nossa capacidade de fazer escolhas e entristece nossa alma. Nós precisamos acordar, mesmo que todos os outros ainda estejam adormecidos ao nosso redor. Nós precisamos nos responsabilizar por cada pequeno ato, pois é a partir de pequenos atos que a realidade ao nosso redor vai se criando.

Não se trata de censurar, e sim de resgatar a nossa liberdade de manifestar o que temos de melhor em nós. Porque, acredite, todos nós podemos ser melhor do que somos. Trata-se de resgatarmos a nossa crença em uma humanidade que inclua palavras como respeito, verdade, compaixão.

Não espere que alguém acima de você dê início a esse movimento de despertar. Pare de esperar e faça a sua escolha agora. Você pode escolher! Eu posso escolher!

Pense no seu poder. Sim, você mesmo, que neste exato momento lê estas linhas do outro lado da tela. Por mais que você se sinta pequeno para mudar questões maiores, eu lhe digo que você é poderoso e que pode influenciar não só a sua vida, mas também a vida de muitas pessoas que estão ao seu redor. Você é poderoso o suficiente para influenciar a vida de uma cidade, e de todo um planeta. Como uma onda que se inicia em um pequeno movimento, cada um de nós possui um infinito poder de influenciar a nossa realidade e o mundo em que vivemos. Existe, na física quântica, uma explicação científica para a afirmação de que “o simples bater de asas de uma borboleta é capaz de provocar uma tempestade do outro lado do mundo”. (Eu adoro imaginar isso!)

Mais uma reflexão… Quando você come algo estragado, isso faz mal à sua saúde não é? Por que você acha que seria diferente com a sua alma? Quando você recebe uma informação que vem envolta em uma energia de violência, crítica, desrespeito… isso faz mal à sua alma.

– O que você faz a respeito? O que cada um de nós faz a respeito?

Porque cada um de nós é responsável por nossas escolhas, não importa o que as outras pessoas façam!!!

Eu só gostaria que você refletisse sobre isso, e que convidasse seu Eu Superior, a sua luz, a sua sabedoria; para participar dessa reflexão, queria que você convidasse o Amor que existe em você para essa reflexão. Tudo o que eu posso fazer é soprar na sua direção os meus questionamentos, e torcer para que o ventinho de minhas asas lembrem você de que possui asas também. É você quem determina o seu plano de vôo!

Tudo reside nas suas escolhas

O que você faz ao receber uma informação que lhe faz mal? Você a ignora? Você a repassa? O que você acha que aconteceria se nós nos permitíssemos simplesmente dizer a quem nos enviou aquela informação que aquilo nos fez mal? O que você sentiria se uma pessoa lhe devolvesse um e-mail dizendo gentilmente que aquele tipo de mensagem lhe fez mal?

Eu não tenho as respostas para você, mas confio que você possa encontrar as respostas que existem dentro de você.

O que o Amor que existe em você acharia de ver as fotos das pessoas mortas no acidente da Gol? – clique aqui e leia mais

Esse é um exemplo muito atual. Reflita. Pense nessas tristes imagens circulando. Mais do que pensar. Procure ‘sentir’. As pessoas que enviam esse tipo de mensagens não sabem que impactos isso pode causar a quem as abre do outro lado da tela. Talvez um parente de uma dessas vítimas receba um e-mail como esse. O que você acha que essa pessoa vai sentir? Talvez uma criança seja levada, pela curiosidade a ter contato com essas imagens. Como você acha que ela será impactada? Como seria se o seu filho não conseguisse dormir após ter visto um e-mail desses?

IMPORTANTE: Não se amorteça. Sinta.

È claro que podemos jogar a responsabilidade para outras instâncias, é claro que podemos sim considerar o quanto seria importante existir alguma regulamentação na circulação dos conteúdos pela Internet. Mas o fato é que não podemos nos eximir da responsabilidade por nossas escolhas, e do fato de que isso é o que está nos acontecendo agora.

Agora!

As nossas escolhas se traduzem em conseqüências que sentimos cotidianamente em nossas vidas. Quando escolhemos sem consciência, criamos dor, infelicidade e doenças em nossas vidas. Será que já não temos demais disso?

Então, não espere que alguém faça algo a respeito. Façamos nós mesmos algo a respeito. Que tal assumir responsabilidade pela nossa parcela na criação da vida? Que tal exercitarmos nossa maravilhosa capacidade de incluir o Amor em nossas escolhas?

Você pode fazer isso em cada pequena escolha: Abro ou não esse e-mil? Repasso ou não? O que escolho fazer a respeito???

Hoje em dia tornou-se piegas falar em Amor, ainda assim arrisco essa palavra como um norteador para nossos atos. Pode me chamar de piegas se quiser. Essa é a minha escolha. E a sua?