Qual relacionamento é mais tranquilo: com homem mais velho ou mais novo?

por Arlete Gavranic

Muito se fala sobre a questão da mulher envolver-se com homens mais velhos ou mais novos: vantagens e desvantagens.

Continua após publicidade

Cultural e historicamente sempre se estimulou a mulher a buscar homens mais velhos. Há pelo menos cinco séculos permeia no mundo ocidental a ideia de que a mulher deva ser cuidada e protegida e que um homem mais velho traria a segurança desses cuidados.

Mas há uma ou duas décadas observamos algumas mudanças comportamentais na mulher em relação à escolha de parceiros mais jovens. No começo muito timidamente e vivenciando preconceitos sociais explícitos. Não que hoje as mulheres ainda não sejam questionadas ou até discriminadas, mas muitas, até estimuladas pelas mulheres famosas como Marília Gabriela, Suzana Vieira e Ana Maria Braga – que gostam de homens novos -, têm assumido viver relacionamentos com homens 10, 15, 20 anos mais jovens.

Mas frente essas duas possibilidades: – parceiro mais jovem ou mais velho -, podemos pensar nas possíveis consequências em relação à diferença de idade para resolver os conflitos inerentes.

Homens mais velhos: prós e contras

Continua após publicidade

Estar com homens mais velhos traz vivências interessantes para algumas mulheres e para outras nem sempre.

Vantagens I e II: estabilidade financeira e relação estável

Boa parte dos homens acima dos 45 anos costuma ter adquirido um pouco de estabilidade profissional, já fez inúmeras conquistas no seu currículo. Muitas vezes nessa idade também buscam investir em uma relação mais estável. Geralmente nessa fase ele não está mais buscando muitas aventuras, o desejo de segurança, status e de uma relação prazerosa trazem a ele uma vontade de criar vínculo ou melhorar o que já tem. Essa estabilidade financeira é um atrativo para mulheres que buscam essa segurança e muitas vezes também encontramos a mulher jovem que, por medo de ser trocada ou traída, busca nesse homem mais velho que ela 10/20anos essa ‘tentativa de segurança’ aliada ao conforto.

Continua após publicidade

Desvantagem I: maternidade

Mas para mulheres jovens pode existir o conflito em relação à maternidade. Muitas buscam a maternidade como desejo, outras também veem nela uma garantia de vínculo/patrimônio/pensão. Não vamos ser românticos ou idealistas e achar que essa realidade não exista, muitas mulheres sentem-se menos ameaçadas com a existência de filho(s).

Mas e o desejo dele?

Será que esse homem mais experiente deseja viver a paternidade?

O que nunca foi pai ou aquele que foi pai jovem demais ou que pouco pode curtir a infância dos filhos de outro relacionamento, pode sentir-se preparado e disponível para bancar essa nova missão, financeiramente e afetivamente, e ser um paizão!

Mas nem todos os homens revelam esse desejo. Muitos já viveram a experiência e alegam que o trabalho e despesa dos filhos já não fazem parte de seus interesses. Muitos relatam o desejo de passear, viajar, curtir a vida e desfrutar da jovialidade da parceira sem ter de assumir uma responsabilidade tão grande quanto a de ter um novo filho.

Esse é um conflito que precisa ser pensado antes de se envolver com um homem mais velho, qual nível de prioridade que a maternidade tem na sua vida?

Desvantagem II: diferença de ritmo sexual

Existe também a questão sexual. Muitos homens são joviais, se cuidam, malham e mantêm uma performance muito boa do ponto de vista sexual, mas não são todos! Os hipertensos, obesos, diabéticos e principalmente os sedentários podem ter o seu ‘ânimo’ comprometido.

Para muitos desses homens a experiência de vida e a maturidade que usam para seduzir uma mulher podem fazer dele um ser encantador, mas se ele tiver esses ‘comprometimentos’ pode ser que haja desencontros de desejo/frequência sexual, que podem ser tratados, mas nem sempre o garotão de 50 vai estar no ritmo de um de 30.

Desvantagem III: pique de vida

Outro aspecto é com relação ao pique de vida que essa mulher gosta de ter. Se ela gostar da noite, baladas… pode ser que o ritmo deles tenha alguns desencontros. Por isso vale a pena conversar e negociar, pois se vocês não acertarem um equilíbrio ou a possibilidade de sair com amigas/os ou de outros programas a dois, a mulher pode sentir-se desconfortável com uma vida menos agitada!

Desvantagem IV: ciúme

E o ciúme? Pode acontecer sim. Mulheres mais jovens podem mobilizar no homem mais velho uma insegurança, o medo de serem traídos pode vir à tona; principalmente se ocorrerem reclamações quanto a pique para baladas ou diferenças de ritmo sexual. Essa insegurança ameaça o casal, pois alguns homens podem demonstrar uma possessividade e um ímpeto de controlar essa mulher: aonde vai, com quem, por que, que horas… Quanto mais dependente (inclusive financeiramente) essa mulher for, mais difícil para ela se preservar dessas armadilhas.

Homens mais jovens: prós e contras

E relacionar-se com homens mais jovens?

Vantagem I: autoestima

É normal que a mulher se sinta valorizada e envaidecida de ser paquerada e desejada por um homem mais jovem, principalmente numa sociedade onde o culto à juventude é tão forte.

Vantagem II: pique sexual

Homens mais jovens estão mais disponíveis sexualmente, o que também massageia o ego dessa mulher que se sente poderosa em ser sexualmente desejada, e ainda há uma enorme vantagem, mulheres mais velhas – principalmente no climatério – acabam precisando de mais estímulos sexuais e de um tempo maior para se excitar e chegar ao orgasmo e um parceiro mais jovem pode tranquilamente conviver com esse prolongar das carícias preliminares sem ter medo de perder a ereção!

Vantagem III: rejuvenescimento

É interessante observar que muitas mulheres remoçam ao iniciar uma paquera ou relacionamento com um homem mais jovem. Elas buscam um corpo saudável na prática de atividades esportivas, cuidam mais da pele, da alimentação e até rejuvenescem na maneira mais descontraída de se vestirem; se sentem mais sensuais (bonitas) e de bem com a vida.

Mas nem tudo é ouro. Claro que podem existir dificuldades.

Desvantagem I: preconceito

A primeira barreira é saber lidar com preconceito de estar com um ‘garotão’, ser acusada de ‘iludida’, ‘de que vai levar um golpe’… A sociedade machista se acostumou historicamente a ver casais com homens mais velhos.

Desvantagem II e III: finanças e segurança econômica

E aí vem outra dificuldade, homens mais jovens podem estar financeiramente/profissionalmente em crescimento, o que significa que talvez ele não ofereça segurança econômica e até, tenha dificuldade de acompanhar a mulher em alguns programas/viagens/jantares/passeios. Aí talvez essa mulher precise avaliar como ela se sente em bancar ou colaborar para que possa desfrutar da companhia sem se sentir ‘usada’. Ou seja, ela vai ter que lidar com seus próprios preconceitos e conceito de modernidade e direito como mulher.

Desvantagem IV: ciúme

Mas o risco maior é que se essa mulher não tiver uma boa autoestima, ela pode começar a demonstrar muito ciúme e a sofrer com a ‘competição’ com a juventude das outras mulheres, que pode se tornar um fantasma na cabeça dela. Esse sofrimento pode virar uma neurose e até estragar o clima da relação. Ou seja, para desfrutar do prazer de estar com esse ‘garotão’ é importante que essa mulher invista em si mesma, na sua autoestima e sensualidade. Afinal, quem falou que mulheres maduras de 40, 50, 60 anos não podem ser bonitas, sensuais e desejáveis?

Feliz idade para todas!