Metas e projetos: atingir o objetivo não é tudo

por Fábio Munhoz

"Um trabalho difícil pode se tornar mais prazeroso, se no dia a dia procuramos um sentido de prazer e realização e não só a meta: o salário no final do mês" No texto de estreia desta coluna (veja aqui), expliquei como é possível se sentir bem no seu trabalho, mesmo não gostando dele.

Continua após publicidade

Agora vou falar como se sentir bem no momento presente, mesmo que ainda não se tenha atingido metas, objetivos ou concluído um determinado projeto.
         
Busque o prazer durante o caminho

Muitos de nós somos orientados aos resultados, ficamos energizados e satisfeitos quando concluímos um projeto ou atingimos metas. 

Segundo Kevin Cashman, autor do livro “Leadership From the Inside Out”, a pessoa que só encontra felicidade e satisfação quando chega no resultado ou na recompensa, poderá estar diante de um probleminha: viverá a maior parte do tempo insatisfeita, sem engajamento no que faz e ansiosa pela chegada do resultado.

Afinal, chegar ao objetivo não é tudo. Para ilustrar, vamos fazer um paralelo com uma viagem de férias. Se as férias começassem apenas após a chegada ao destino, o que seria da viagem?

Continua após publicidade

Às vezes, a viagem é tão interessante e atrativa quanto o destino. E no trabalho isso pode ocorrer da mesma forma. Por exemplo, uma pessoa que atua na área de prestação de serviço como garçom ou atendente de loja, pode desfrutar desse caminho, que seria 'curtir' ou desfrutar cada contato humano, cada cliente, viver no momento presente o relacionamento com os colegas e não ficar feliz só quando receber o salário: a meta.

Deveríamos então encontrar um significado no processo e não apenas no resultado. Fazem parte desse processo: os relacionamentos e a busca de um diálogo mais satisfatório; o seu aprimoramento em qualquer atividade como tocar um instrumento; pintar; praticar uma atividade esportiva… onde sempre ocorrem novas descobertas. A percepção de um pequeno progresso pode trazer muita gratificação.

Encontrar prazer e sentido durante a realização ou aprendizado de qualquer tarefa, projeto ou missão, provavelmente, é uma das coisas mais importantes que podemos fazer. Com certeza, trará mais alegria e satisfação e poderá transformar um difícil trabalho em um verdadeiro tesouro.

Continua após publicidade