Relacionamentos virtuais proporcionam amor ou fomentam solidão?

por Anette Lewin

Resposta: O relacionamento virtual pode ser saudavel ou patológico, como qualquer outro tipo de relacionamento. O que determina um relacionamento patologico, em geral, é a frequência exagerada, a dependência, a falta de criatividade e não o meio através do qual esse relacionamento acontece.

Continua após publicidade

Um relacionamento apenas virtual pode provocar emoções intensas, decepções intensas e aprendizados intensos.

Em geral, num primeiro momento, as pessoas podem se esconder atrás da vitualidade. Mas para bom observador, após algum tempo de relacionamento, a verdade sobre quem está do outro lado acaba aparecendo. Só não vê quem não quer, assim como num relacionamento real!

Existe uma tendência natural das pessoas a condenar novas formas de relacionamento, novos instrumentos de comunicação mas, em geral tudo o que facilita o contato entre as pessoas acaba tendo sucesso. As ferramentas virtuais, inclusive, abrem novas perspectivas para pessoas que têm dificuldade em relacionamento por timidez, por exemplo, democratizando as oportunidades.

Outra vantagem dessas ferramentas é o resgate da linguagem verbal que andava meio sumida entre a população mais jovem. Esforçar-se para elaborar um pensamento, falar sobre um sentimento e refletir sobre qualquer assunto é mais saudável do que expressões monossilábicas às quais a comunicação estava se resumindo. Com a chegada das cameras e do Twitter, porém, não se sabe se haverá um retrocesso…

Continua após publicidade

Quanto à solidão….bem, o ser humano nasce só e morre só. Comunicar-se, através de qualquer meio, atenua a sensação de solidão mas não preenche o vazio de ninguém que não esteja em harmonia consigo mesmo.