Liberte-se das relações destrutivas

por Rosemeire Zago

Como lidar com uma ex-amizade
Tenho uma cunhada que já ajudei muito, mas fui traída várias vezes. Demorei a enxergar que ela é perigosa. Hoje não mantenho mais a amizade, mas sua presença me faz muito mal, sinto ira dela

Continua após publicidade

Resposta: Essa ira que você diz sentir é pela sua cunhada ou será por si mesma pelo fato de ter demorado tanto, como escreve, para perceber as reais intenções dela? Busque essa resposta lá dentro de sua alma e se conscientize que a pessoa que está sendo mais prejudicada por esse sentimento é você.

Você já teve a atitude de romper com a amizade, mas pelo que pude entender vocês continuam se encontrando, talvez pelos laços familiares e compromissos que isso acarreta.

O mais importante é conseguir se libertar desse sentimento tão negativo que faz com que ela esteja presente, independentemente dela estar perto ou não, pois o sentimento ainda permanece dentro de você. Para se libertar desse sentimento negativo procure se conscientizar que você agiu honestamente ao querer ajudá-la, e ela não soube reconhecer ou valorizar suas atitudes. O que deve prevalecer dentro de você é o que você fez e os motivos pelo que fez e ao permitir que essa ira permaneça dentro de você, está deixando prevalecer o que ela fez. Será que é isso que realmente deseja? Pense sobre isso e cada vez que se lembrar do quanto ela a traiu em sua confiança, lembre-se também do quanto você é diferente e solte todo sentimento que ainda a faz sofrer.

Não consigo terminar um namoro
Ele me faz muito mal

Continua após publicidade

Resposta: Você já pensou o(s) motivo(s) que faz com que mantenha esse namoro? Não sei quanto tempo vocês estão juntos e há quanto tempo sente-se assim, mas algo faz com que mantenha esse namoro apesar de dizer que lhe faz mal, e para tanto, deve haver um motivo que precisa ser identificado. Escreva os motivos que faz com que queira terminar e os motivos, se é que existem, que te faz manter esse relacionamento. Você sente medo de algo? Do quê? Ficar só?

Procure lembrar se já sentiu algo parecido em alguma época de sua vida e em outras situações ou em outros relacionamentos. Como você reagiu?

Quando pensa em terminar o que você sente? Alívio, angústia, alegria, tristeza? Analise e se aprofunde nos sentimentos que essa pergunta te desperta.

Continua após publicidade

Busque identificar todos os sentimentos envolvidos e decida se merece ficar com alguém que faz com que se sinta mal. Será que não se sente merecedora de ser feliz?

Todas essas respostas estão dentro de você. Permita-se apenas se ouvir e se respeitar.

Atenção!

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento