Relaxar nos torna produtivos e criativos

por Emilce Shrividya Starling

Nem sempre nos sentimos felizes. Mesmo as pessoas mais equilibradas e calmas têm seus dias de problemas, dores físicas, desapontamentos ou ansiedade.

Continua após publicidade

É natural dos seres humanos, pois mesmo que estejamos buscando o autoaperfeiçoamento, não somos perfeitos. Estamos sujeitos às oscilações de humor, decepções, insônia, erros ou até sentimentos tristes.

A diferença entre uma pessoa feliz e outra que é infeliz está na maneira de reagir a esses momentos de dores físicas ou dores da alma.

Em vez de se culpar ou negar esses estados negativos, a pessoa pacífica aceita seus sentimentos, e se relaciona com eles de maneira franca e sábia.

Importante sentir gratidão quando estiver se sentindo bem, e sentir serenidade quando estiver passando por problemas ou flutuações de pensamentos negativos. Em vez de se diminuir, de se colocar para baixo, é melhor aceitar a inevitabilidade dos pensamentos passageiros. Em vez de combater e lutar contra a mente, podemos superar de maneira serena os estados negativos, passando para estados positivos.

Continua após publicidade

Quando não me sinto bem por algum motivo, procuro relaxar e meditar. Percebi que essa é a melhor maneira de encarar sentimentos negativos ou irritação, pois assim eles se dissolvem, e volto a me sentir bem.

Além de praticar o relaxamento e a meditação por alguns minutos, compreendi a importância de sentir o relaxamento interno dentro de minhas atividades diárias, levando esse sentimento de calma para a minha vida.

Relaxar não é apenas passar um tempo fazendo relaxamento ou esperar para relaxar nas férias, nas viagens ou quando se aposentar. Quem pensa assim, vive agitado, apressado, nervoso, ansioso.

Continua após publicidade

O relaxamento é uma qualidade que devemos cultivar para acioná-la na vida diária, com atitudes mais tranquilas e pacientes. Quanto mais nos sentimos relaxados no nosso dia a dia, mais nos tornamos produtivos e criativos.

Precisamos de treinamento contínuo para reagir com sabedoria, coragem e paciência aos diferentes acontecimentos, dramas e desafios da vida. Podemos desenvolver uma nova linguagem mental escolhendo agir com serenidade, sem revolta ou desespero.

Como diziam os antigos: “Não faça tempestade em copo d’água”. Esse sábio ditado nos ensina a não viver nossas vidas como se fossem melodramas.

Algumas pessoas aumentam, de maneira dramática, a proporção dos acontecimentos, transformando pequenas questões em grandes problemas. Muitas vezes, inventam problemas que nem existem, pois só existem em suas mentes negativas. Precisam entender que elas mesmas são responsáveis pelo aumento da negatividade e dos problemas imaginários que transformam suas vidas em tristeza, depressão, ansiedade ou angústia.

É essencial parar de criar dramas sem necessidade e extrair lições dos acontecimentos, com aceitação. Não cultivar a seriedade do ego negativo e sim observá-lo, pensando: “Olha o ego aí de novo”; “Olha a mente negativa começando de novo…”. Isso tira a força do ego negativo e ajuda a mudar o canal para um estado mais tranquilo. Assim, o drama criado pela mente diminui e se torna mais suave.

Observe a rapidez com que os pensamentos negativos fogem ao seu controle, lhe envolvendo em uma espiral. Um pensamento conduz ao outro, e a outro, até que você fica mais agitado. Quanto mais você fica absorvido pelas coisas que o aborrecem, mais se torna ansioso.

É impossível sentir paz com a mente repleta de aborrecimentos, preocupações e agitação. A solução é prestar atenção ao que está acontecendo em sua mente antes desses pensamentos formarem uma onda negativa.
Perceba como você cria uma bola de neve mental. E, imediatamente, interrompa essa fábrica mental de pensamentos, antes que ela o domine, como um trem disparado, sem rumo. E, conscientemente, corte pela raiz esses pensamentos de inquietude e agitação. E, aos poucos, você vai perceber como essa técnica é eficaz e funciona mesmo.

Quando você sentir que sua mente está fora de seu controle, movendo-se com muita rapidez, é bom dar uma parada e priorizar suas necessidades. Reavaliar o que é mais importante na sua agenda e nas suas obrigações. Em vez de tentar resolver tudo, faça um breve relaxamento, descanse, saia para dar um passeio, ouça uma música suave.

Quanto mais cedo perceber que está estressado, mais fácil conseguirá voltar ao equilíbrio. Quanto menos estresse, mais criatividade. Quanto mais sua mente estiver apaziguada, mais eficiente e produtivo você se tornará.

Da próxima vez que alguém lhe ofender ou lhe aborrecer, experimente não piorar a situação, dramatizando, guardando mágoa ou tendo explosões de raiva. Não fique se perguntando: “Por que isso aconteceu comigo”? “Por que ele agiu ou falou assim comigo”? Em vez disso, procure não se envolver no ego negativo, nem criar um melodrama.

Aceite que as pessoas podem não estar em um bom momento, com problemas ou dores, e que o melhor é sentir compaixão e tolerância.

Para conseguir se permanecer calmo em reuniões familiares ou de trabalho, comece a exercitar ouvir mais do que falar. Aproveite a oportunidade para testar sua calma. Não tente convencer os outros ou rebater os argumentos inflamados deles.

Evite brigas e discussões desnecessárias. Você pode empenhar sua mente na tarefa de ser um mensageiro da reconciliação. Desafie a você mesmo a transmitir harmonia e compreensão nessas reuniões.

Para se tornar uma pessoa mais pacífica, você tem que aprender a priorizar a flexibilidade, em vez da rigidez. Aceitar que algo inesperado pode ocorrer. Aceitar que seus planos podem mudar subitamente, que algo que pensava que ia acontecer pode não acontecer, que alguém pode não fazer o que disse que ia fazer, ou que você pode obter menos dinheiro do que pensou que obteria.

Em vez de ficar aborrecido, preocupado, frustrado, entenda que existe certa percentagem dos seus planos mudarem. Crie metas de flexibilidade, caso seus planos tenham que ser alterados e se sentirá mais relaxado. E, além disso, as pessoas à sua volta também se sentirão mais calmas.

Aos poucos, você vai conseguir se controlar mais em situações cotidianas. Terá mais sucesso para lidar com conflitos, rejeição e momentos mais difíceis. Você vai gostar mais de si mesmo, sentindo como é bom vencer a si mesmo, conquistando a tranquilidade da mente. Namaste! Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!