Dia dos Namorados: comemorar a data pode resgatar relacionamento desgastado?

por Anette Lewin

Resposta: Comemorações pretendem reafirmar, enfatizar, rememorar, planejar ou, por que não, salvar um relacionamento. Se conseguem atingir esses objetivos….ai e que são elas!

Continua após publicidade

Um namoro que vai bem, em geral, é aquele que se comemora diariamente; aquele em que o encontro por si só é o presente mais esperado. Mas, para quem vive em uma sociedade que estimula a comemoração de dias especiais, ficar fora da festa pode gerar frustração. Nesse sentido, muitas vezes a comemoração se torna obrigatória e, obviamente, frustrante.

Comemoração pode seguir linha da disputa

Quando o casal briga muito, e a relação está desgastada, é quase certo que uma comemoração também seguirá a linha da disputa. Cada um terá uma ideia e lutará por ela. Nesse sentido, o tiro pode sair pela culatra e, ao invés de reafirmar a relação, pode-se terminá-la de vez.

O item presentes é um outro tema que pode ser desvirtuado e, ao invés de melhorar o relacionamento, acabar causando mal-estar. Explico: no meio de tantas ofertas materiais, escolher aquela que seja objeto do desejo do(a) amado(a) requer um conhecimento muito aguçado de…. tamanho, cor, modelo… que, mesmo existindo, pouco acrescenta à qualidade da relação.
Dar presentes pouco acrescenta a um relacionamento desgastado

Continua após publicidade

Quando a relação vai bem, aí a chance de uma comemoração dar certo é muito grande. E apenas reafirmará algo que já funciona, com ou sem festejos.

Enfim, se todos os enamorados se preocupassem mais com o dia a dia da relação, e investissem em gramas de afeto, centímetros de sensibilidade ou uma unidade de generosidade, os namoros certamente dispensariam a comemoração com quilos, metros ou dúzias de qualquer presente material. E durariam bem mais do que duram.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade