Deve-se dizer na seleção que foi demitido por justa causa?

por Roberto Santos

"Participei de um processo seletivo e informei que fui demitido por justa causa. Porém, fiquei nervoso com medo de me expressar. Falei a verdade, mas agora não me sinto confiante e estou muito ansioso."

Continua após publicidade

Resposta: Falar ou não falar a verdade, eis a questão… Para ter uma boa noite de sono, você precisa refletir sobre o que aliviaria mais o peso de sua consciência.

Mentir ou omitir a verdade para ampliar suas chances de ser aprovado no processo seletivo e viver com mais ansiedade depois pela possibilidade de descobrirem a mentira inicial e, talvez, acumular mais um desligamento?

Ou falar a verdade e lidar com a ansiedade e expectativa quanto ao julgamento do seu desligamento do último emprego?

A resposta final quem pode dar é você, primeiro porque você sabe as circunstâncias que levaram seu último empregador a usar a justa causa, e segundo, porque é sua consciência que está em jogo.

Continua após publicidade

Revelar que foi demitido por justa causa depende do motivo e exige cuidados

Existem vários motivos que podem levar a uma justa causa, de agressões físicas, embriaguez, roubo, abandono do emprego e outras mais sérias a algum tipo de insubordinação que poderia ter um motivo bem justificado de sua parte para praticá-la.

Realmente, o selecionador de qualquer empresa procurará evitar a contratação de um candidato demitido por justa causa, porque parte-se do princípio de que comportamentos do passado são os melhores indicadores de comportamentos futuros, logo que você poderá levar seu emprego na nova empresa ao mesmo ponto que o desligou na empresa anterior. Assumindo que a causa de seu desligamento não foi das mais "cabeludas" e lhe permite contar uma história verdadeira e razoável quanto à pequena probabilidade de se repetir, e caso não tenha "queimado seu filme" com toda a empresa, você poderia tentar conseguir algum tipo de carta de referência — não de bom comportamento — mas de pessoas da empresa que confirmassem sua história.

Continua após publicidade

Fora isso, é torcer para que algum selecionador precise tanto de alguém com seu perfil que resolva "correr o risco" de você causar mais algum problema no novo emprego. Boa sorte!