‘Roubar’ o namorado ou marido da amiga: mito ou verdade?

por Eduardo Yabusaki

Vivemos uma época em que os valores e conceitos referentes à vida a dois, relacionamentos afetivos, vínculos de amizade e convivência social andam distorcidos, de forma que lamentavelmente passa-se por cima da amizade para atender aos próprios interesses ou necessidades afetivas e amorosas.

Continua após publicidade

É uma verdade a qual qualquer mulher está sujeita a enfrentar. Afinal, quando falamos de sentimento, temos que pensar e considerar a impulsividade movida por desejo, expectativa, atração… Enfim, inúmeros sentimentos favorecidos pela proximidade e convivência decorrente da amizade.

Amiga próxima e apaixonada

Uma amiga que tenha uma convivência próxima à intimidade, problemas e conflitos do casal pode se envolver de forma amigável e íntima, misturando apoio, ajuda… Essa amiga passa a ter uma aproximação mais íntima com esse marido ou namorado, por vezes até com intuito de ajudar, e isso favorece um envolvimento confuso. Essa mulher se envolve sem perceber e quando se dá conta, vê-se apaixonada pelo marido da amiga.

Aqui falo de uma pessoa impulsionada pelas suas idealizações e fantasias sem exercer a censura que permite inibir ou mesmo evitar situações que a confronte com seus valores, crenças e conceitos; e que permitiria serenidade consigo mesma.

Continua após publicidade

A ‘amiga’ invejosa

Mas existe também outros perfis: algumas por inveja ou mesmo má intenção cobiçam o lugar da amiga ou desejam um relacionamento como o dela.

A ‘amiga’ sem alternativa e desejosa de compromisso

Continua após publicidade

Outras mulheres que não vislumbram outra alternativa de envolvimento ou conquista e veem no marido da amiga uma oportunidade de viver um relacionamento compromissado.

A ‘amiga’ fogosa

Outro contexto comum e muito reforçado socialmente é a situação de atender pura e simplesmente ao apelo imediato do ficar ou mesmo um impulso sexual de viver o sexo simplesmente pelo prazer do orgasmo.

A ‘amiga’ perversa

Existem mulheres com perfil doentio de destruir o que consideram perfeito simplesmente para satisfazer o próprio ego.

Enfim, como sempre em qualquer situação mesmo que o relacionamento ande muito, não se tem a garantia de que perpetue dessa forma.

É de vital importância que se esteja atento a todos os sinais que são manifestados entre o par, sempre zelando pelo diálogo e bom entendimento na convivência a dois. Cuidar nunca é demais e estar atenta às verdadeiras amizades também é de bom zelo.