Dez dicas bem fáceis para evitar as rugas

Por Sonia Corazza

Depois que as “bandidas” estão instaladas não é fácil eliminá-las. Portanto, a melhor forma de evitar as alterações no relevo cutâneo é cuidar para manter as condições naturais da pele. Para isso, bastam atitudes simples e funcionais. Vamos a elas?

Continua após publicidade

1ª- Proteja sua pele do sol

A maior causa do envelhecimento da pele é a radiação solar. Use filtro solar todos os dias da sua vida, mesmo naquela manhã de sol mingüado. Escolha hidratantes faciais com FPS superior a 8, sendo FPS-15 o ideal para o dia-a-dia. Aplique sobre a pele limpa, homogeneizando bem para garantir proteção total.

2ª- Pare de fumar

Os cigarros também geram radicais livres, potenciais agentes danosos para a renovação celular de sua pele. São responsáveis pela tonalidade cinzento-esverdeada e opaca de quem adora a dobradinha café/cigarro, além de causar o aparecimento das linhas ao redor dos lábios, constantemente acionados para “puxar” a fumaça. Use a inteligência e ganhe a beleza em troca.

Continua após publicidade

3ª- Limpe profundamente

É essencial assegurar a completa remoção das sujeiras depositadas sobre a pele, bem como as células mortas, diariamente eliminadas pelo organismo. Você não precisa usar produtos agressivos. Basta escolher a formulação mais adequada para sua pele:

Pele oleosa e com acne:sabonetes que façam bastante espuma

Continua após publicidade

Pele normal: géis e emulsões leves

Pele seca e sensível: cremes hidratantes e loções

4ª- Umecte profundamente

Não basta hidratar a pele, você precisa garantir a presença da água fundamental no tecido cutâneo. As máscaras nutritivas, usadas semanalmente, e os *séruns para uso noturno aportam substâncias essenciais para sua pele. Tais produtos evitam a perda da umidade necessária à manutenção da elasticidade da pele.

*Séruns: formulações extremamente concentradas em ativos e que tem uma base cosmética muito evanescente (que se esvai), um verdadeiro soro.

5ª- Aumente a circulação periférica

Use um esfoliante suave, com grânulos esféricos, e invista numa boa escova de cerdas para massagear seu rosto. Este movimento mecânico aumenta o fluxo sanguíneo e promove a renovação celular epitelial.

6ª- Minimize as linhas

Rugas de expressão. Quantas vezes você já ouviu o termo? Mas isso não significa que você não deve mais rir ou chorar! Só deve prestar atenção nos movimentos repetidos que vincam sua pele e evitar executá-los por muito tempo seguido. Sempre que lembrar, relaxe sua expressão fazendo caretas. Uma série de 10 diferentes já é suficiente.

7ª- Encharque-se de bons fluidos

Água de montão! No mínimo 10 copos por dia. Encha uma garrafa, moringa, jarra ou o que quiser da mais pura água, coloque na sua mesa e beba o dia todo. Seus rins irão agradecer, sua pele terá maior flexibilidade, maleabilidade, luminosidade e tonicidade.

8ª- Adapte-se ao clima

O hidratante do verão não serve para o inverno! Pelo menos precisa ser incrementado. Em dias mais secos passe uma camada de sérum antes do hidratante para garantir emoliência à pele. Nos dias quentes providencie toalhas umedecidas para limpar a pele na hora do almoço.

9ª – Delicadeza, por favor!

A área ao redor dos olhos é a mais nobre de nosso rosto. Use emulsões leves para proteger esta região. Cuide para não deixar o produto penetrar dentro da mucosa ocular. E, principalmente, não exite em procurar um bom oculista se estiver precisando de óculos, é melhor optar por lentes leves e armações elegantes do que franzir o olhar para enxergar o valor da conta que o garçon traz.

10ª- Capriche na maquilagem

Você já sabe que os produtos para make-up (maquiagem) são os últimos a ficar sobre a pele e ali permanecem o dia todo. Batons e bases líquidas filtram a radiação solar, umectam a pele e disfarçam imperfeições. Conheça a harmonia das cores, monte uma paleta de cores para seu tom de pele e esteja protegida e tratada 24 horas por dia!