Estou perdida e não sei que rumo dar à minha carreira. O que faço?

Por Roberto A. Santos

“Sou formada em publicidade e propaganda. Trabalho como assistente comercial em uma fábrica de alimentos e simplesmente odeio o que faço. Além de ser uma empresa que não tem a cultura de motivar ou incentivar os funcionários, acabo desenvolvendo todo o trabalho do meu setor e meu gerente levando os louros. Fiz muitas entrevistas mas não obtive retorno, uma pós seria inviável no momento pelo investimento financeiro. Estou perdida, não sei que rumo dar à minha carreira e isso esta me deixando depressiva e maluca. Por onde posso recomeçar?”

Continua após publicidade

Resposta: Sua situação não é muito diferente daquela de inúmeras pessoas que acabam tendo que escolher entre ter um emprego que lhes traz infelicidade e ficar desempregado até encontrar o emprego perfeito, na empresa perfeita. Infelizmente, esse paraíso você nunca vai encontrar.

As empresas, à imagem e semelhança de seu criador, o ser humano, são imperfeitas. O que você pode fazer, é ser tão criteriosa na seleção de seu novo emprego, quanto provavelmente será o pessoal que irá selecioná-la para a vaga: faça perguntas, pesquise na Internet, procure falar com pessoas que trabalham ou trabalharam na empresa, converse abertamente com seu futuro chefe, para conhecê-lo melhor.

Enfim, você também faz a seleção de onde você vai “depositar” seu cérebro e coração nos próximos anos. Creio que uma pós-graduação não seja sua prioridade agora, mas sim se dedicar a buscar uma alternativa de emprego, preferencialmente, enquanto está empregada. Você é muito jovem e tem muito tempo pela frente, mas não vale a pena desperdiçar parte de seu tempo e de seus ideais com um emprego que a faz infeliz. Boa sorte!

 Estou ‘engessado’ no meu atual emprego e não tenho nível universitário. O que fazer?
Trabalho numa empresa há 22 anos, entrei com 14 como office-boy, passei pelo faturamento, fiz alguns cursos, mas não tenho nível universitário. De uns três anos para cá, não tenho mais perspectiva. Infelizmente a empresa está muito mal na direção administrativa. Os donos só apertam os funcionarios. Sempre dei o meu sangue, mas sempre me podaram.

Continua após publicidade

Resposta: Você é muito jovem e entendo como está difícil e competitivo o mercado de trabalho. O curso universitário começa a ser quase que uma condição mínima para emprego em muitas empresas, pelo menos o curso iniciado. Por este motivo, acho que você deveria se estruturar financeiramente, ou seja, ter um tempo para voltar a estudar, mesmo que seja um curso seqüencial de dois anos, na área que mais lhe atrai. Quer gostemos ou não, estamos num mercado, onde a lei de oferta e procura funciona, e os profissionais precisam se diferenciar por sua educação, por suas habilidades, por sua personalidade, por seu círculo de relacionamentos, etc. Boa sorte!