Como sair da empresa e deixar as portas abertas?

por Roberto Santos

“Tenho 21 anos e sou estudante de Engenharia Química. Recentemente fui aprovado em um processo seletivo para uma vaga de estágio em uma multinacional líder no mercado atual. Gosto muito do ambiente de trabalho e das atividades que realizo. Porém, ganhei uma bolsa para estudar durante um ano e meio em uma faculdade que está entre as vinte melhores universidades do mundo e por isso decidi aceitá-la, até para ter o inglês fluente. Gostaria muito de voltar a trabalhar na mesma empresa quando voltar do intercâmbio. Como devo proceder?”

Continua após publicidade

Resposta: Parabéns pela conquista, caro leitor. Não há dúvida alguma de que qualquer empresa em que você esteja trabalhando, por melhor que seja, a opção de usufruir dessa bolsa de um curso no Exterior é de longe superior. Além do inglês fluente, o nível de conhecimentos em sua área e as experiências de vida que adquirirá, em sua idade, darão uma “turbinada” em sua carreira para a sua volta, que nenhum estágio no Brasil lhe propiciará.

Não há dúvida que seu “cacife” para quando voltar ao “jogo” do mercado de talentos local será multiplicado — inclusive para a empresa em que você está atualmente e que lhe oferece um ambiente de trabalho muito bom. Quanto à sua pergunta sobre como lidar com a notícia junto a seu empregador atual, imaginando que, além de ser um bom ambiente para se trabalhar, ele tem uma política e processos de gestão de talentos de ponta no cenário atual de Recursos Humanos, acho que contar já sua boa nova, demonstrar como está integrado e satisfeito na empresa, e manifestar o interesse de alguma atuação, mesmo que em estágio de férias, quando estiver no Exterior, poderá reforçar sua imagem de um profissional muito maduro para sua idade e um talento que valerá a pena manter no radar da empresa.

Algumas empresas, mais comumente já para funcionários com algum tempo de empresa, podem até propor um afastamento sem remuneração. Ou seja, o contrato de trabalho/estágio seria suspenso, mas a empresa priorizaria sua recontratação quando voltar, mas sem nenhum compromisso legal de ambas as partes. É importante você considerar que ter a liberdade de voltar para a mesma empresa ou ir para outras é bem melhor para você. Afinal, 18 meses numa nova realidade poderá mudar sua ideia sobre o que você quer fazer e onde. Boa sorte!

Esta coluna trata exclusivamente de ASSUNTOS PROFISSIONAIS, pedimos a gentileza de enviar somente perguntas pertinentes a esse tema.
 

Continua após publicidade

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento