Você sabe qual é a função da saliva?

Da Redação

Com 99% de água em sua composição, a saliva tem importante papel na saúde. “Ela lubrifica e umedece o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos em uma massa fácil de ser digerida.

Continua após publicidade

Dificulta também a formação de cárie porque ao circular na cavidade oral remove restos de alimentos e bactérias”, explica o periodontista, Gustavo Moruzzi.

Apesar da produção localizada na boca, as mudanças dos padrões salivares, como quantidade e qualidade, podem favorecer a manifestação de doenças em outras partes do corpo humano. “A pouca salivação é uma das causas da esofagite, uma inflamação no esôfago que pode evoluir para úlcera”, comenta o especialista.

Em condições ideais de saúde, o ser humano produz aproximadamente um litro e meio de saliva por dia. “A falta de produção de saliva e a sensação de boca seca tem até nome: xerostomia”, informa. As razões podem ser diversas, mas estão normalmente associadas a disfunções sistêmicas, como a síndrome de sjogren e o diabetes. O uso contínuo de antidepressivos também provoca a sensação de boca seca. E não é só a baixa produção que causa problemas, a mudança no pH também. “Saliva ácida torna o dente mais suscetível à cárie”, exemplifica.

Para se ter uma boa salivação, há três fatores primordiais: ingestão abundante de água, adoção de dieta balanceada e bons hábitos de higiene oral. A avaliação odontológica periódica colabora para a detecção precoce de eventuais alterações. “Em situações mais extremas, prescrevemos o uso de saliva artificial, vendida em forma de spray para ser borrifada várias vezes ao dia. Proporciona alívio imediato”, conclui

Continua após publicidade