Saúde é uma das fontes de felicidade

por Emilce Shrividya Starling

“Nosso corpo ouve e sente o que a nossa mente e emoções lhe dizem.”

Continua após publicidade

A saúde é o maior bem. Uma das fontes de felicidade. Precisa ser conquistada a cada dia, com sabedoria, inteligência, amor a si mesmo, respeito a esse corpo precioso, cuidando dele com vários fatores essenciais como: alimentação equilibrada e adequada, sono reparador, exercícios físicos moderados e corretos, momentos de lazer saudável, relaxamento e meditação.

Quando temos um bom desenvolvimento emocional e espiritual, temos mais saúde, alegria de viver e entusiasmo. A tristeza, o desânimo, a raiva afetam o sistema imunológico e isso pode baixar sua resistência. Esses sentimentos negativos criam venenos tóxicos que podem criar doenças sérias.

Saúde é um processo de equilíbrio do corpo. Dentro dele, os órgãos e mecanismos estão se interagindo e se movimentando para que tudo funcione adequadamente.

Se estivermos de bom humor, com uma mente agradecida, calma e contente, o cérebro trabalha para a formação de hormônios de boa qualidade que vão nutrir o corpo e deixá-lo saudável. Se estivermos, porém, pessimistas, raivosos, ansiosos, irritados, o cérebro será mal administrado por nós; e produzirá hormônios de má qualidade, o que provocará mal-estar e poderá gerar doenças imaginárias. São as doenças psicossomáticas. Portanto, é de grande sabedoria não alimentar a raiva nem mágoas.

Continua após publicidade

Podemos reverter isso, enviando bons pensamentos e boas emoções para nosso cérebro. Nosso estado emocional influi diretamente no funcionamento do organismo. É essencial aprendermos a equilibrar e “direcionar” bem as emoções para termos saúde e bem-estar.

Para alcançarmos a saúde precisamos também do equilíbrio emocional. Para isso precisamos nos libertar do hábito negativo de dar mais importância aos nossos erros do que às nossas vitórias.

Muitas pessoas não valorizam seus sucessos e alegrias. Elas se entristecem muito com seus insucessos. Permitem que seus erros e desacertos pesem muito sobre elas. Esse perfeccionismo destrói sua autoestima e bem- estar físico e emocional. Elas se tornam deprimidas e frustradas.

Continua após publicidade

É fundamental para uma boa formação das crianças e adolescentes um elogio sincero pelas pequenas ações cotidianas e pelas notas melhores. Sem ficar apenas apontando os defeitos ou notas baixas. O elogio aquece o coração e motiva a criança, o adolescente ou o adulto a querer repetir essa ação que lhe trouxe conforto e satisfação.

A maioria de nós, quando crianças, recebeu críticas, repressões e desvalorização de nossos talentos. E os nossos esforços e vitórias não foram valorizados nem elogiados. Com o passar dos anos, nós prestamos mais atenção aos nossos defeitos e erros do que às nossas qualidades e acertos. Essas atitudes nos enfraquecem e nos debilitam.

Precisamos exercitar o hábito de elogiar, observando as boas qualidades e habilidades das crianças, dos familiares, dos companheiros de trabalho e amigos. Ao elogiar com sinceridade, nós nos tornamos mais simpáticos e todos vão querer nossa agradável companhia.

É muito importante aprender a nos elogiar para termos uma boa autoestima e autoconfiança. Descobrir nosso valor e boas qualidades e sentir gratidão por tê-las desenvolvido. Isso não é ser orgulhoso ou vaidoso. É se amar, se valorizar, entendendo o grande potencial que existe dentro de nós, esperando pela nossa determinação e coragem em superação e autorrealização.

Ser mais saudável e contente depende da nota que damos aos acontecimentos e às coisas na vida diária. O mesmo acontecimento pode ser visto de uma maneira positiva ou negativa. Isso faz toda a diferença. Podemos nos irritar, ficar com raiva e de mau humor por causa da chuva, do trânsito, de atrasos ou imprevistos. Ou podemos ser pacientes e compreensivos, sem ficarmos com ansiedade ou irritados.

Nosso bem-estar e saúde integral, saúde do corpo, da mente e do espírito, depende de como lidamos com as emoções. Quando deixamos que as emoções negativas como a raiva, a agressividade, a ansiedade, o nervosismo nos dominem, nós criamos doenças. Nós nos tornamos nosso próprio inimigo.

Essa debilidade emocional faz com que a emoção trabalhe contra nós mesmos. Muitas pessoas pensam muito, mas não conseguem viver seus ideais e metas. Ficam apenas na teoria. Ficam paralisados dentro de seus padrões negativos de medo e preguiça. Isso os impede de ter coragem para mudanças positivas e concretas em suas vidas.

Nosso corpo ouve e sente o que a nossa mente e emoções lhe dizem. Daí, a grande importância do equilíbrio mental e emocional para termos disposição, vitalidade e rejuvenescimento.

Não adianta saber o que é melhor para nós, mas ficarmos apenas pensando, sem praticar. Somos seres de hábitos e precisamos dissolver os hábitos ruins criando hábitos bons e saudáveis, como fazer caminhadas, exercitar o corpo, dormir bem, ter disciplina para se alimentar corretamente, ter momentos de lazer e recolhimento.

Como é importante se amar e ter a conscientização de se libertar do que lhe prejudica. Ficar livre da ilusão de prazeres não benéficos como comidas gordurosas e erradas, muitos doces, vícios de bebidas, cigarro, drogas, calmantes, que apenas fazem mal, pois se tornam venenos em nosso organismo.

Não existe nada mais importante que a saúde. Portanto, o Yoga nos motiva a despertar nossa própria coragem interior e fazer o necessário para termos melhor qualidade de vida e saúde integral, saúde física, saúde mental, saúde emocional, saúde social e saúde espiritual.

Acorde com ânimo renovado a cada manhã, e diga para você mesmo: “Hoje será um ótimo dia”. “Sinto-me saudável e contente”.

Liberte-se dos pensamentos negativos e de desânimo. Quem pensa de maneira pessimista e triste, pode não ter doenças, mas não é saudável e disposto. e, com o tempo, produzirá doenças em vez de saúde.

Cultive estados mentais positivos, serenidade, generosidade, paciência e bondade. Tenha alegria de viver e entusiasmo. Cultive o hábito de agradecer a tudo e a todos e estará cultivando sua saúde integral.

Observe seus pensamentos durante o seu dia e não permita a “alimentação mental” negativa. Fique atento a essa bola de neve de pensamentos negativos e corte-os antes que eles o dominem. Você pode fazer isso, porque só você pode escolher o que pensar. Somente você pode curar a sua própria mente com determinação, coragem e persistência.

Acredite em sua capacidade de se modificar e de conseguir superar seus próprios medos e bloqueios internos.

Desse modo, alcançará seus objetivos e mais realização pessoal, se reconstruindo e reforçando a capacidade de vencer a si mesmo.

Encante-se com a pequenas coisas da vida. Faça todo entusiasmo e boa vontade e cultivará a boa saúde, mais vitalidade e energias positivas.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!