Como se permitir viver uma paixão por um homem bem mais jovem?

por Anette Lewin

“Sou viúva e tenho um amor platônico. Sinto que ele me deseja, mas existem alguns empecilhos em função da idade, sou mais velha que ele. Acho que iria ficar estranho viver um amor assim. Ele parece ter pouca experiência e tem a idade para ser meu filho. Mesmo assim estou apaixonada. Se ele vier e der o primeiro passo acho que vou aceitar, pois estou muito desesperada longe dele. O que faço?”

Continua após publicidade

Resposta: Você já refletiu sobre a questão e conseguiu definir algumas posturas que quer adotar: propõe-se a aceitar a relação se ele der o primeiro passo. Bastante sensato!

Afinal, ele sendo mais novo, se as iniciativas começarem a ser tomadas por você, são grandes as chances de se estabelecer entre vocês algo parecido com uma relação mãe e filho e não é isso o que você espera dessa relação, não é?

Caso esse primeiro passo seja realmente dado por ele e vocês iniciarem um relacionamento real (já que por enquanto tudo é platônico), você vai poder avaliar quem é a pessoa pela qual você se sente tão apaixonada. Independente da idade, deve haver alguns aspectos que, para você, são importantes num relacionamento amoroso. Afinal, você, que já foi casada, certamente tem noção de que o ser perfeito não existe; certamente entende que essa empolgação do inicio de relacionamento passa e é depois dela que as pessoas envolvidas conseguem entender melhor se formam um casal viável ou não.

Importante entender também que relacionamento é troca. E que ninguém mantém um relacionamento se não estiver recebendo algo que valha a pena.

Continua após publicidade

Procure refletir sobre o que ele tem a ganhar se relacionando com você:

– segurança?
– experiência?
– conforto?
– vantagens econômicas?

Sim, é preciso abrir os olhos e tentar enxergar o lado dele.

Continua após publicidade

E, claro, entender o que você ganha:

– uma cabeça e um corpo jovem que te atraem?

– a possibilidade de controlar a relação?

– uma pessoa menos ranzinza do que alguém mais velho e já mais maltratado pela vida?

Pois é, de nada adianta dizer que quando se está apaixonado nada disso conta. Conta sim. Talvez não no primeiro ou segundo mês. Mas depois, se não houver um equilibrio de trocas a relação não sobreviverá.

No mais, não existem fórmulas prontas para relacionamentos, sejam eles convencionais ou não.

A diferença de idade certamente pesará menos se as regras básicas de qualquer relacionamento amoroso forem acatadas.

Nove regras básicas do relacionamento amoroso:

1ª) respeito às diferenças,

2ª) equilíbrio no dar e receber;

3ª) generosidade;

4ª) apoio nos momentos difíceis;

5ª) interesse genuíno pelo parceiro;

6ª) diálogo;

7ª) busca de uma identidade do casal;

8ª) bons momentos compartilhados;

9ª) sobretudo: tolerância e boa vontade.