Seja seu melhor amigo em oito passos

por Emilce Shrividya Starling
 
Seja seu melhor amigo. Reconheça seu próprio valor. Liberte-se das antigas crenças limitantes que impedem você de alcançar o que merece. Aceite suas limitações com sabedoria, mas não fique preso a padrões mentais negativos. Vença esses padrões negativos, e transforme-se para melhor.

Infelizmente, a maioria de nós não aprendeu a lidar com nossas emoções, quando éramos crianças ou adolescentes. Nossa sociedade, os pais, a escola e até a religião criaram limitações e sentimentos de culpa que dificultaram nossa capacidade de desenvolver e lidar com as emoções. Isso nos impediu de manifestar nossas habilidades e potencial.

Continua após publicidade

O sucesso dos filhos depende muito das mães e dos pais. Não é deixar a criança fazer o que quer. Mas, impor limites, com sabedoria e firmeza, sem anular a autoestima dos filhos. Muitos pais exigem muito, corrigindo sempre os defeitos, reclamando das notas baixas e falhas. Isso gera sentimentos de fracasso na criança que ficam fixados em sua na memória.

É mais positivo valorizar os pontos positivos, elogiar as notas boas e transmitir para o filho que ele é capaz e pode ser um vencedor. Para o bom desenvolvimento da auto autoestima, é necessário estimular e não reprimir tanto nos lares como nas escolas. “Educar não é cortar as asas e sim orientar o voo.”

Os filhos acreditam no que os pais falam sobre eles, e assim, toda a negatividade que ouviram fica fixada na memória quando adultos. Dessa maneira, os filhos não valorizam seus talentos e acertos, pois seus fracassos e erros ficaram marcados em suas mentes. Esse tipo de educação traz anulação, baixa autoestima e insegurança.

Apesar dos pais terem boa intenção, eles enfraquecem os filhos em vez de deixá-los fortes, quando apenas criticam, salientando os erros, sem elogiar as boas atitudes, boas notas e os acertos. Um elogio sincero é um incentivo e motiva o filho a melhorar cada dia mais. Ele se torna autoconfiante e positivo.

Continua após publicidade

Os pais podem criar uma criança triste, um adolescente tímido, um adulto inseguro, ou podem criar uma criança alegre, um adolescente entusiasmado, um adulto confiante.

Se, quando crianças passamos por esse processo de anulação, temos que ser guerreiros, combater com firmeza e decisão essa programação negativa. Precisamos reprogramar nossa mente, com convicção, emoção positiva, acreditando: “Eu sou capaz”; “Eu posso”; “Eu mereço”; “Eu tenho habilidades e possibilidades”.

Em vez de culpar nossos pais, professores, e outras pessoas, devemos compreender que eles também foram educados com repressão. Importante agora é começar a mudar nossos padrões negativos de autodestruição e autoboicote que inibem a alegria e o sucesso.

Continua após publicidade

Seja seu melhor amigo!

1º) Entenda que pode quem pensa que pode. Não faça sabotagem com você mesmo. Não boicote suas potencialidades e oportunidades.

2º) Não veja apenas seus erros. Comece a ver suas positividades e talentos. Valorize tudo que faz, mesmo as pequenas ações cotidianas. Agradeça por cada acerto. Elogie a você mesmo, dando importância às suas pequenas vitórias diárias.

3º) Invista no autoconhecimento.

4º) Aperfeiçoe seus conhecimentos. Estude com determinação, se especializando mais em sua área e profissão. Descubra suas potencialidades e expresse o melhor de si mesmo.

5º) Sinta em seu interior: “Quando eu quero eu posso. Quando eu posso eu faço. Quando eu faço eu consigo.”

6º) Construa uma mente positiva, cortando na raiz os pensamentos negativos, com paciência e perseverança.

7º) Busque o equilíbrio do corpo e da mente. Conecte-se com a Luz do seu espírito. Supere os obstáculos do corpo e da mente. Amplie suas energias físicas.

8º) Acredite que você é capaz! Seja seu verdadeiro amigo. Acredite em Deus que habita em você. Valorize suas boas qualidades. Aumente seu entusiasmo e coragem para enfrentar os desafios e ter vitórias.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!