Por que sinto uma sensação de vazio no meu relacionamento?

por Eduardo Yabusaki

“Nosso processo de crescimento e desenvolvimento exige reflexões”

Continua após publicidade

É desagradável estar num relacionamento e de repente se deparar com uma sensação de vazio, daquelas que parece abrir um buraco no peito e nada supre; só cresce e gera ainda mais angústia e sofrimento.

O que fazer?  O que pode estar acontecendo?

Num primeiro momento, por mais aterrador que possa parecer, é importante que procure manter a tranquilidade e a serenidade para pensar sobre tal situação, para então talvez pensar em resolvê-la. Existem diferentes situações que podem gerar esse tipo de sentimento e muitas vezes elas são importantes, pois indicam que algo diferente está acontecendo ou não vai bem.

Nosso processo de crescimento e desenvolvimento exige reflexões e o sentir-se vazio pode sim proporcionar isso ao relacionamento: a oportunidade de avaliar e melhorar a interação entre as partes. Não se desespere ou tome atitudes impulsivas, procure avaliar se esse sentimento de vazio não está relacionado a outras questões de sua vida.

Continua após publicidade

Exemplo disso é ter ocorrido uma frustração no seu trabalho, ou mesmo desemprego, e isso provocar uma angústia enorme, consequentemente, uma sensação de perda e reflexão sobre sua vida profissional, gerando um vazio que se expande em seu peito, colocando-o a questionar seus sentimentos e relacionamento. Aqui uma situação crítica profissional mobiliza sentimentos profundos, fazendo com que entre em questionamentos maiores que nada têm a ver com seu desemprego.

Outra situação que acontece é não ter vivido expectativas relacionadas ao próprio relacionamento.

O que desejava à época do início do relacionamento?

Continua após publicidade

O que idealizava como um bom relacionamento e como pretendia vivê-lo no futuro?

Por vezes, por achar que isso irá acontecer naturalmente ou por acabar entrando em uma acomodação confortável, que estabelece rotinas prazerosas sem maiores questionamentos ou incrementos, em algum momento, isso parece não ser mais o suficiente.

A sensação de vazio não é nada agradável, mas é um indicador importante que pode proporcionar a oportunidade de uma busca mais equilibrada, tranquila e consequentemente mais satisfatória de seus sonhos, desejos e ambições. Portanto, não veja como uma tragédia em sua vida, mas sim como o momento de promover reflexões e redirecionamento de rota em sua vida.

Amplitude em nossos horizontes são sempre favoráveis ao crescimento, desenvolvimento e mudanças em nossas vidas. Portanto, receba esse sentimento de vazio de peito aberto e busque um caminho que vá preenchê-lo e ressignificar sua vida.