Sensação de vazio após a transa. Quais podem ser as causas?

por Margareth dos Reis

“Depois que passei dos 40 anos me tornei viciada em sexo. Mas quando acabo de fazer, me vem um vazio muito grande, não sei o que fazer. Quero que me ajude a entender o porquê.”

Continua após publicidade

Resposta: Por se admitir viciada em sexo, você deve sentir uma vontade sexual inquietante que faz o seu comportamento de busca de realização da sua fantasia ficar fora de seu controle.

Além disso, a dificuldade de concentração em qualquer outra coisa que não seja a concretização da fantasia sexual deve persistir a ponto de interferir negativamente nas outras áreas da sua vida, quais sejam: afetiva, profissional, pessoal e social.

Enredo monotemático

Uma pessoa viciada em sexo vive esse tema como prioridade e grande gerador de ansiedade na vida. No entanto, as relações sexuais nem sempre garantem satisfação, pois podem ser seguidas por sentimentos de culpa e/ou arrependimento, mas novos impulsos para outros atos sexuais costumam se repetir sucessivamente levando à sensação de fadiga pelo excesso de sexo e ao desgaste físico. É necessário, pois, entender que a sensação de vazio é uma variação desse mesmo tema. Faz parte de um enredo de vida monotemático, no qual o sexo é a única prioridade.

Continua após publicidade

Assim sendo, o viciado vive a busca incontrolável do alívio de tensão pelas incontáveis práticas do sexo, pela masturbação, pelo sexo virtual etc. Aqui cabe esclarecer a importância que tem para a pessoa assumir que ela se tornou dependente do sexo para poder buscar ajuda profissional e evitar um empobrecimento existencial doloroso.

A combinação do tratamento psicoterápico e psiquiátrico é fundamental para a recuperação do equilíbrio da pessoa diante de sua vida. Todavia, os grupos de apoio, em paralelo à psicoterapia e ajuda medicamentosa, legitimam a possibilidade de compartilhar experiências com pessoas que vivenciam os mesmos sentimentos e desejam obter os mesmos resultados de sucesso no controle do vício sexual.

 

Continua após publicidade