Sentimento de rejeição sempre está ligado à carência?

por Eduardo Yabusaki

“Sentir-se rejeitado no relacionamento prejudica sua interação com o outro”

Continua após publicidade

No dia a dia, no relacionamento a dois ou com outras pessoas, podemos nos deparar com um sentimento de rejeição que não assimilamos bem. Assim, ficamos perturbados.

Se for decorrente de fatos que demonstrem mesmo rejeição do outro, incomoda, pois, nos leva a indagar o que teríamos feito para que a outra pessoa tivesse essa rejeição em relação a nós.

Se não houver um fato real, incomoda também, pois pode estar associado à nossa autoestima.

Nas duas situações podemos ter um grau de desgaste para esclarecê-las e resolvê-las, pois exigirá entrar em contato com nossos conflitos e fragilidades.

Continua após publicidade

Se existirem fatos que levem a uma real rejeição do meu par, é preciso avaliar até que ponto isso tem a ver com seus comportamentos que não são tolerados pelo outro, provocando essa não aceitação.

É importante também analisar se houve mesmo um comportamento de rejeição intencional ou se foi só uma desatenção por parte da outra pessoa.

A partir dessa avaliação, busque uma reparação, através do diálogo tranquilo e paciente, com ouvidos abertos, sem um tom queixoso, mas expondo seus sentimentos, de forma a restaurar o equilíbrio na relação.

Continua após publicidade

Se o sentimento de rejeição for decorrente de uma insegurança ou falta de autoconfiança, é preciso refletir sobre o que na relação pode gerar esse sentimento.

Caso esse sentimento não esteja sendo gerado por mágoa, frustração ou faltas entre ambos, pode ser que esteja associado à carência individual, o que precisa de cuidado especial para que não interfira no relacionamento.

Se uma das partes tem sentimentos de rejeição, mas percebe que isso nada tem a ver com atitudes do outro, é preciso pensar sobre como ela cultiva a confiança e o afeto que podem não ser suficientes para ela.

Cuidados para não gerar conflitos onde não existem:

1º) Observe se afetivamente se sente suprida em relação ao seu par, caso não, manifeste e busque uma condição de equilíbrio e tranquilidade entre ambos, como dito acima.

2º) Caso o sentimento de rejeição seja algo histórico em suas relações, considere que ele pode não ter a ver com seu par, mas sim com a sua forma de se relacionar e viver seus sentimentos.

3º) Avalie como anda sua autoestima, ou seja, se tem medos, inseguranças e falta de autoconfiança no seu relacionamento. Se tiver dúvidas ou não estiver bem, pode ser o caso inclusive de procurar ajuda psicoterapêutica.

4º) Sentimento de rejeição no relacionamento é sempre ruim, pois prejudica sua interação com o outro, ou seja: “Se eu me sinto rejeitada, tenderei a reagir de forma submissa ou explosiva, assim conflitos e discussões ficam favorecidos.

Sentimento de rejeição não deve ser ignorado, ao percebê-lo, procure resolvê-lo. Liberte-se e seja feliz!