Por que nos sentimos tão bem após o treino!

por Renato Miranda

A vida de todo atleta só será bem construída e trará repercussões positivas advindas de treinos e competições se houver um ambiente que favoreça aquilo que se denominou chamar de sistema de treinamento.

Continua após publicidade

Sistema de treinamento é a tentativa de integrar, de maneira sofisticada e funcional, as intervenções específicas de cada elemento do treinamento (preparação física, técnica, tática, psicológica e teórica) do atleta, considerando o contexto geral, harmonioso e sistêmico (daí o nome sistema de treinamento) do ser humano.

Posto de outra forma é dizer que preparação física, técnica, tática, psicológica e teórica deve exercer seus modos de atuação de maneira integrada e simultânea, embora se compreenda as devidas especificidades e prioridades em dado momento. Ou seja, em um treinamento, tático, por exemplo, é evidente que as questões relacionadas à percepção e tomadas de decisões devem ser a tônica do treino, mas que se note: no treinamento tático, há elementos técnicos (por exemplo, controle dos fundamentos do jogo), psicológicos (por exemplo, focos da atenção e emoção), físicos (por exemplo, velocidade de reação) e teóricos (por exemplo, entendimento do jogo como um todo organizado) estarão presentes. Isto porque, o ser humano é um sistema altamente sofisticado, e, portanto, seu mecanismo é eficaz e trabalha sempre simultaneamente em relação aos eventos de ordem corporal e psicológica (como uma luta para manter a harmonia interna do organismo).

Em resumo, para toda manifestação física há simultaneamente uma experiência psicológica. Da mesma maneira, para toda manifestação psicológica há simultaneamente uma experiência física.

Isso explica por que nos sentimos motivados, felizes e com sentimento de recompensa após os exercícios físicos. Ou ainda, nos sentimos com energia e músculos com vigor diante um evento que nos proporcionou alegria e satisfação.

Continua após publicidade