Sinto me culpada e deprimida por ser dona de casa. O que faço?

por Blenda de Oliveira

“Não estou sabendo lidar com o serviço de casa, filhos, crises conjugais, falta de trabalhar fora, falta de vida social. Parei minha vida para cuidar dos meus filhos e da casa. Mas isso dentro de mim tomou um rumo com o qual não estou conseguindo me adaptar. Estou depressiva, triste e me sentindo culpada. Com isso tudo fico agressiva, magoada, chorosa, etc.”

Continua após publicidade

Resposta: Primeiro de tudo gostaria que soubesse que essa situação é muito comum para muitas mulheres.

Infelizmente, apesar de termos conquistado muitas possibilidades, a questão da maternidade como uma obrigação sagrada, ainda se faz presente na maior parte do intimo de muitas mulheres que decidiram pela maternidade. Portanto não se angustie, acredite há alternativas. Explico.

O mais importante é começar a processar essa culpa para não permitir que esse sentimento, que está atrelado ao medo, possa tomar conta e impedi-la de pensar, como ocorre nesse momento.

Dez sugestões para livrar-se do sentimento de culpa por ser somente dona de casa

Continua após publicidade

Saiba como iniciar a saída dessa situação tão aprisionante que vive:

1 – Ser mãe não é padecer por toda vida, muito menos uma condição de aprisionamento.

2 – Você, com certeza, fez o melhor que podia, acreditou que a opção de cuidar da casa e dos filhos seria a melhor.

Continua após publicidade

3 – Como muitas coisas na vida, ser mãe é algo que vamos aprendendo. Não existem regras, cada mulher encontra seu melhor jeito e você agora pode conhecer o seu.

4 – Você precisou passar por essa opção, viu que não condiz muito com sua maneira de ser.

5 – Chegou o momento de buscar sua melhor maneira de tocar a vida, sem mágoas mas com muito mais conhecimento por ter experimentado.

6 – Tenha certeza que seus filhos sempre irão preferir vê-la realizando coisas que gosta, caso contrário, se sentirão um estorvo além de culpados pela sua não realização.

7- O que precisa para começar? Uma ajuda? Que tipo de ajuda? Excelentes mães podem aliar os cuidados da casa, filhos, casamento aos interesses próprios. Não há mistérios nisso, apenas disposição para enfrentar uma vida mais corrida e nem sempre com o tempo muito livre. Bom, todas as escolhas têm suas vantagens e desvantagens.

8- Lembre-se de não cultivar em você uma pessoa vitima e cheia de ressentimentos, porque não é.

9 – Seja dona de sua história e inicie as mudanças necessárias, se precisar que sejam uma por vez, ótimo! Faça como for melhor, mas faça.

10 – Que tal começar reservando todos os dias 30 minutos só para você? O que fazer? O que quiser, mas reserve um tempo em que estará só com você.

Boa sorte! Escreva-nos para nos contar como está indo. Receba um forte abraço!