Atividade física regular pode nos tornar ansiosos?

por Simone Sarti

"Faço musculação e corro na esteira 30 minutos, três vezes por semana em uma academia com personal trainer. Tenho percebido que estou mais ansiosa em tudo que vou fazer no dia a dia. O exercício pode ter alguma influência?"

Continua após publicidade

Resposta: Seja qual for o método pelo qual se trata a ansiedade, o exercício físico será sempre incorporado ao tratamento.

Todas as pesquisas apontam para uma significativa melhora no quadro de ansiedade quando se inicia um programa de atividade física regular e bem monitorado. O efeito é conseguido por diversos fatores que incluem desde o aumento da temperatura corporal, que provoca relaxamento e diminuição da tensão muscular, também a liberação de hormônios de efeitos tranquilizantes, e outros fatores endógenos ainda sendo estudados.

Alguns (e ainda poucos) estudos mostraram um aumento da ansiedade quando o exercício é feito de forma muito intensa, ultrapassando o limiar de lactato – máximo esforço em que se produz um nível constante de ácido lático no sangue.

Considerando o tempo, a intensidade e volume do seu treinamento (30 minutos, 3 x na semana) podemos dizer que provavelmente não há nenhuma relação com o aumento da ansiedade.

Continua após publicidade

Talvez outros fatores (profissional, financeiro, social, etc.) ou até uma cobrança exagerada com relação aos treinos, mas não o treinamento em si, possa estar colaborando para esse aumento na ansiedade.

Converse sobre isso com seu professor e aproveite para acrescentar aos treinos, exercícios de alongamento, relaxamento e exercícios respiratórios que costumam também ser muito eficientes se feitos com regularidade.