Atração sexual entre amigos é saudável?

por Sandra Vasques

Será que vale a pena pôr em risco uma amizade por causa de sexo?

Continua após publicidade

Resposta: A atração sexual pode existir entre duas pessoas e elas podem até vir a ter um relacionamento sexual e ainda assim se considerarem e permanecerem apenas amigos. Mas é preciso que os dois tenham bem claro o que esperam um do outro e como se consideram, pois há o risco de uma das partes passar a ter expectativas que vão além da amizade. E se isso acontece pode haver sofrimento daquele que quer ir além e não pode, e incômodo da outra parte por saber que a pessoa amiga está sofrendo por sua causa. E quando esse desencontro acontece pode, sim, colocar em risco a continuidade da relação de amizade, pois pode haver um afastamento de um ou de ambos, para tentar colocar fim a esse impasse.

Mas deixar a atração sexual entre dois amigos se concretizar, pode também trazer uma mudança do tipo de relacionamento, que não seja algo negativo. Muitos namoros surgem da descoberta de uma “química” entre dois amigos que até então não tinham experimentado essa sensação. E isso é bem possível.

Muitas vezes, apesar de suspeitarmos de uma atração por um amigo, não deixamos aquele sentimento fluir naturalmente porque por alguma razão não convém.

Mas se decidimos dar espaço para esta sensação ela pode vir complementar uma relação baseada em respeito, apoio, parceria, companheirismo, e tem muita chance de dar certo. Mas, vamos ver outra possibilidade, a amizade é importante, existe atração, mas não há a intenção de tranformá-la em namoro, então é preciso decidir o que fazer do desejo. Muitas vezes, essa decisão é silenciosa e há uma certa cumplicidade na não concretização da atração. Os dois passam a ter um certo jogo de palavras, olhares, toques, que de alguma forma é suficiente para satisfazer a ambos. Mas se a atração cresce muito e se torna muito forte, não dá para ignorar.

Continua após publicidade

Conversar a respeito pode ser um bom começo para que os dois decidam como prosseguir, pois terão que levar em conta as perdas e ganhos de suas escolhas e até onde conseguem administrar esse sentimento inesperado. Assim, em cada caso, será necessário avaliar a saúde e o risco das escolhas. Afinal, a atração sexual pode ser natural e independente de nossa vontade, mas a escolha do que fazer com ela, isto sim, nós podemos decidir.