Por ele fazemos sexo todo dia, mas só consigo duas vezes por mês

por Marcelo Toniette

“Sempre nos demos bem sexualmente, mas de dois anos pra cá, sinto que estou perdendo a vontade de fazer sexo com ele. Temos um filho e o anticoncepcional que preciso tomar custa cerca de 50,00 reais, e nem todo mês posso comprá-lo. Ao realizar um exame de hormônios, por conta do sobrepeso, descobri um hipotireoidismo subclínico, mas não tratei. Disseram pra mim que essa doença tira mesmo o desejo sexual. Gostaria de saber se é verdade, meu marido não me compreende (se deixar ele quer fazer sexo todo dia, toda hora…) e estamos brigando por esse motivo. Me sinto mal porque vejo minha mãe com 52 anos ter mais “fogo” que eu com 23. Fazemos sexo duas vezes por mês mais ou menos”

Continua após publicidade

Resposta: Quanto empecilho para o seu prazer, não é mesmo? Diante de tudo isso não é de se estranhar que a sua vida sexual acabou virando uma luta, um fardo, algo que você tem de “conseguir” fazer a duras penas. Onde é que está o encantamento, aquela sensação gostosa, aquele prazer do estar junto de quem se ama?

De nada adianta você mirar-se na sua mãe de 52 anos que tem uma vida sexual ativa. Comparar-se com ela ou com outras pessoas não necessariamente mobilizarão você para melhorar o seu desejo sexual e a sua qualidade de vida. É necessário que você saia do plano das ideias e responsabilize-se pelo seu bem-estar.

Na sua pergunta você traz a questão da suspensão do uso do anticoncepcional devido ao seu preço. Você sabia que pode conseguir anticoncepcional gratuitamente nos postos de saúde? O acesso a esse tipo de medicação é um direito seu. Procure um posto de saúde mais perto de você.

Outra questão que você traz na sua pergunta é sobre o hipotireoidismo subclínico que foi diagnosticado, porém, não foi tratado. O hipotireodismo subclínico é um distúrbio que provoca a insuficiência na produção de hormônios da tireóide. Este distúrbio influencia o estado de humor, chegando em alguns casos a desenvolver quadro de depressão. Uma pessoa deprimida geralmente apresenta inibição do desejo sexual.

Continua após publicidade

Permanecer no estado que você se encontra somente aumentará ainda mais a sua angústia e sofrimento. De nada vale as brigas entre você e seu marido sobre a quantidade de vezes que vocês têm relações sexuais. Relação sexual não é para cumprir tabela, deve ser prazerosa e gratificante para você e para o seu marido. O problema não está na diferença entre as necessidades sexuais, mas em uma forma de lidar com questões que são emergentes na sua vida e que foram deixadas em segundo plano.

Portanto, é hora de partir para a ação, e não ficar no estado de espera que algo aconteça do nada, ou mesmo que alguém faça por você. Procure um endocrinologista e inicie o tratamento do hipotireodismo. Com esse profissional você também deve solicitar orientações sobre o uso de anticoncepcionais ou outros métodos contraceptivos mais indicados para o seu caso.

Não esqueça de que uma vida sexual plena e prazerosa, além da qualidade da relação com seu marido, depende do seu bem-estar físico e emocional. Faça o melhor por você!

Continua após publicidade

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento