Por que o sexo livre é fonte de felicidade

por Arlete Gavranic

Wilhelm Reich (1897-1957), foi o pai da terapia corporal. Ele avaliou o quanto as pessoas não se entregavam ao sexo com prazer.

Continua após publicidade

Isso provoca rigidez nas regiões do tórax, costas e na pélvis, por onde passa a energia afetiva-sexual.

Para Reich, o crescimento é um processo de dissolução das nossas couraças psicológica e física, fazendo com que nos tornemos gradualmente seres humanos mais livres, capazes de ter um orgasmo pleno e satisfatório.

Perseguido, afirmava através de estudos clínicos, a importância da atividade sexual observando satisfação ou desprazer e não apenas a fisiologia do ato sexual na evolução do tratamento de perturbações psíquicas. Por isso afirmava que: ‘A sexualidade quando expressa de modo adequado, é a nossa principal fonte de felicidade’, pois uma vida sexual saudável está na base do equilíbrio emocional, mental e físico’.

De acordo com Reich, a *energia Orgônica flui naturalmente por todo o corpo, paralela à espinha, de cima para baixo, da cabeça para a pélvis. Porém, mecanismos de repressão e tensão operam para rompê-la, o que acaba provocando enrijecimentos – couraças. Portanto, essa couraça serve para limitar o livre fluxo de energia e a livre expressão das emoções, podendo fazer com que a pessoa se sinta numa camisa de força física e emocional.

Continua após publicidade

Para Reich, quando não ocorre a plena satisfação no orgasmo, essa energia sexual tende a se acumular, gerando uma carga energética de neuroses e possíveis distúrbios psicossomáticos. Se essas vivências forem mantidas por tempo prolongado, ou repetidas frequentemente, podem bloquear o funcionamento vital e natural do organismo.

Segundo Reich, os bloqueios emocionais e energéticos se expressam de várias formas como: ansiedade, autoestima rebaixada, nervosismo, depressão, etc. Sexualmente podem ser vividos através da repressão dos instintos, disfunção erétil, ejaculação precoce ou incapacidade ejaculatória, vaginismo, frigidez, **dispareunia e especialmente ausência de desejo, orgasmo ou prazer.

Daí a importância de compreender todas as dimensões emocionais, psicológica e existencial das queixas manifestadas no corpo.

Continua após publicidade

Reich achava que a couraça muscular estava organizada em sete principais segmentos centrados nos olhos, boca, pescoço, tórax, diafragma, abdome e pelve.

Existem exercícios específicos indicados por terapeutas corporais para as pessoas com mais couraças, mas aí é importante um acompanhamento profissional.

Para Reich, liberar o corpo e as emoções é fundamental para viver bem o prazer. Veja algumas dicas para liberar a energia orgônica e se equilibrar:

– Faça caminhadas mantendo atenção à consciência corporal, aos sentimentos e à respiração;

– Dance, dê um passeio;

– Faça sexo de corpo e alma, sem retesar emoções e permitindo-se integrar corpo, mente e emoções individualmente e com seu parceiro (a).

*Energia orgônica: energia do organismo, Reich enfatizou a natureza essencialmente sexual das energias com as quais lidava e descobriu que a bioenergia – energia do corpo biológico – era bloqueada de forma mais intensa na área pélvica de seus pacientes. Ele usou termos diferentes, essa foi uma de suas rebeldias.

** Dispareunia: dor que a mulher sente durante o ato sexual