Sexualidade combina com maturidade

Por Marcelo Toniette

Resposta: No meio científico existem ainda muitas discussões a respeito da andropausa. Desse modo, prefiro direcionar minha resposta no sentido da sexualidade na maturidade. À medida que o homem envelhece, algumas limitações físicas surgem pelo caminho, a exemplo da perda de musculatura, alterações do metabolismo, alterações na resposta sexual. Dentre as alterações na parte sexual estão: o aumento do tempo para obtenção de ereção; ereções menos firmes; sensibilidade reduzida (premência ejaculatória); menor quantidade de sêmen; e aumento do período refratário (tempo que compreende o final de uma relação sexual e o início de outra).

Continua após publicidade

Agora, foquemos em um aspecto importante, que muitos homens – e mulheres – não dedicam à devida reflexão. Muitos homens, pelo fato de estarem envelhecendo, acham que estão a caminho do fim da vida sexual. É muito comum no imaginário popular associar sexualidade com juventude. Ledo engano que pode funcionar como base para o surgimento de dificuldades sexuais de fundo emocional.

Quantidade de sexo é trocada por qualidade na maturidade

Com o avanço da idade, como mencionado acima, existem alterações e não interrupção da vida sexual, salvo casos de doenças orgânicas. Desse modo, a resposta sexual não é a mesma que antes, quando a pessoa era mais jovem. É na maturidade que se deixa de lado a quantidade de relações e se experimenta a qualidade da vida sexual. Negar as mudanças advindas com o tempo é criar um campo para sofrimento, frustração e, por que não, preconceito contra si mesmo.

É importante que o casal reaprenda maneiras de obtenção de prazer sexual. É comum que o casal tenha se acostumado a um padrão e, se as condições não são favoráveis – as marcas da maturidade, por exemplo – a esse padrão, a tendência é acreditar que a capacidade sexual não mais exista. É muito raro que as marcas da maturidade interrompam por completo a resposta sexual, seja do homem, seja da mulher. Por outro lado, as dificuldades sexuais podem se tornar severas, caso não existam condições que favoreçam a expressão afetivo-sexual como: brigas, desgaste da relação, rigidez, impaciência, mito de que a sexualidade acaba com o avanço da idade, entre outros.

Continua após publicidade

Nunca é demais lembrar que o consumo exagerado de fumo, álcool, e outras drogas podem acentuar as alterações do organismo. Outras doenças que também provocam limitações são diabetes, obesidade, doenças coronárias, hipertensão. A atividade física e o manter hábitos saudáveis é um bom caminho para se prevenir doenças e favorecer uma vida saudável, inclusive a sexual. E, para finalizar, sexualidade combina com maturidade!