Mitos em torno do aumento do tamanho do pênis

Por Arlete Gavranic

No último artigo falei sobre o tamanho do pênis – clique aqui e leia.  Este artigo que escrevo agora é continuação do anterior.

Continua após publicidade

Muitos homens acham que têm o pênis pequeno e acabam recorrendo a várias práticas, na maioria das vezes inadequadas, para aumentar o tamanho do pênis.

Falsas promessas para o aumento do tamanho do pênis

Extensor

Trata-se de um ‘aparelho’ para alongar o pênis, formado por um suporte de metal com duas hastes presas ao pênis com o objetivo de puxá-lo. Deve ser usado no mínimo seis horas por dia, o que impede a pessoa de ter uma vida social normal. É incomodo e, segundo os médicos, não faz o pênis crescer.

Continua após publicidade

Cirurgia do ligamento suspensor

É uma cirurgia utilizada para aumentar o tamanho do pênis. É contra-indicada pela classe médica. Isso porque essa cirurgia seciona o ligamento suspensor – que é o responsável pela angulação para cima do pênis, quando ereto. Ou seja, essa cirurgia faz com que o pênis cresça até 3 cm externamente, mas ele vai perder o ângulo de ereção. Na prática, significa que ‘Não irá levantar mais o mastro’, vai ficar rígido, mas apontado para baixo.

Alguns homens que se submeteram a essa cirurgia acabaram tendo outro problema: ficaram pensando que estavam sem a virilidade completa, por não sustentarem o pênis com ângulo para cima na ereção.

Continua após publicidade

Bomba a vácuo

A bomba a vácuo é um aparelho, um cilindro no qual o paciente coloca o pênis e do qual se retira todo o ar por meio de uma bombinha de sucção, criando um vácuo, o sangue enche os corpos cavernosos, resultando em uma uma tumescência peniana, (dificilmente promove uma ereção plena). Para que essa ereção se mantenha, coloca-se um anel de borracha na base do pênis que comprime e impede o escapamento de sangue.

Muitos pacientes aceitam esse método devido à sua simplicidade e por não se utilizar de medicamentos ou cirurgia. Mas tem inconvenientes, por ser um aparelho grande e volumoso, pode deixar o pênis frio, azulado, além de provocar dor na ejaculação.

 

A bomba a vácuo, não aumenta o tamanho do pênis. Ela pode ajudar a melhorar a ereção, principalmente se houver algum comprometimento na capacidade de vascularização do pênis. Mas é importante ter cuidado, a indicação e a orientação do uso da bomba a vácuo deve ser feita por um médico e não por vendedores de sex-shops. Isso porque esse anel de borracha precisa ser colocado e retirado corretamente e usado por um tempo reduzido, não mais que 20 minutos. O uso indevido e prolongado desses anéis, poderá provocar sérios problemas vasculares, que comprometem seriamente a saúde e a funcionalidade sexual.

Esses anéis muitas vezes são vendidos para prolongar o tempo de ereção. Muitos homens, jovens ou não, usam por curiosidade ou para alimentar a fantasia de uma ereção prolongada. Todo cuidado é pouco, mesmos os jovens podem ter seqüelas e até sério comprometimento do mecanismo da ereção se usarem indevidamente o produto.

Emagrecer faz o pênis ‘crescer’ até 2,5 cm

A obesidade pode comprometer muito a percepção que o homem tem de seu pênis, pois a visualização da gordura das coxas, do púbis e do abdome compromete a visualização e, aparentemente, o pênis parece menor. Com o emagrecimento e a perda do tecido adiposo das coxas e abdome o homem tem a impressão de que o pênis cresceu. Isso ocorre porque ele visualiza melhor seu próprio pênis. Perdas superiores a 12 Kg podem trazer uma impressão de crescimento de até 2,5cm!

Por essa impressão de crescimento, alguns homens obesos podem procurar por lipoaspiração no púbis, no abdome e nas coxas, mas será uma impressão de crescimento e só vai acontecer para os gordinhos com gordura localizada nessas regiões.

Existe alguma relação entre masturbação e tamanho do pênis?

É um mito afirmar que masturbação faz o pênis crescer, pois o pênis não é um músculo que aumenta de tamanho com malhação.

Cirurgias que funcionam

O que existem são cirurgias para a colocação de próteses, último recurso para pacientes com disfunção erétil, sem solução com outras técnicas. Muitas vezes trazem a impressão de que o pênis cresceu, mas na verdade foi só uma ereção.

Meu pênis é torto. O que fazer?

A causa é a doença de Peyronie, uma anomalia que se dá nas camadas de tecido que envolvem os corpos cavernosos do pênis – estruturas que dão volume e estruturam a consistência na ereção. Quando essa anomalia ocorre, o pênis entorta para o lado, podendo provocar uma ereção dolorida e até dificultar a penetração. Mas existem cirurgias realizadas por urologistas que corrigem satisfatoriamente esse problema.