Qual é o melhor remédio para aumentar o apetite sexual?

por Marcelo Toniette

“Estou há muito tempo desmotivada. Existe algum afrodisíaco eficiente?”

Continua após publicidade

Resposta: Nenhum suposto afrodisíaco será suficiente quando não existe motivação para o sexo. Aliás, é preciso motivação para buscar afrodisíaco ou qualquer possibilidade de sentido para a vida afetiva e sexual. Que tal resgatar aos poucos aquelas sensações de encantamento que faz parte do encontro afetivo, ou mesmo do encontro sexual? Fantasiar também conta, seja de experiências vividas, seja daquelas que gostaria de experimentar. O melhor caminho é você encontrar um sentido dentro de si para o seu prazer sexual, em vez de buscar no mundo exterior uma suposta fórmula mágica que devolveria o seu desejo sexual.

Você consegue localizar o que mudou em sua vida e que lhe custou a sua motivação, ou mesmo o seu desejo sexual? Aconteceu alguma mudança na rotina, hábito, rompimento, crise, preocupação? Também conta aumento da carga de trabalho, estresse, que também influencia no desejo sexual. Passou a utilizar algum tipo de medicação ou mesmo sua saúde física não tem estado muito bem? Como anda a qualidade afetiva do seu relacionamento, se o tiver? Como se vê, vários fatores podem influenciar no desejo sexual.

Tomar uma fórmula ou substância qualquer não necessariamente irá contornar as questões existenciais que você atravessa neste momento de sua vida, que vem lhe gerando esta desmotivação, inclusive na parte sexual. Invista mais em você, nos relacionamentos, em atividades que você gosta de fazer sozinha e atividades que você gosta de fazer com outra(s) pessoa(a) e que lhe desperte o sentir-se bem. Esta sensação é o mais eficaz afrodisíaco que você poderá encontrar. O estar e o sentir-se bem consigo estando em relação com outras pessoas, com o mundo, vai ao encontro da representação que se faz de “afrodisíaco” que é um conceito proveniente da deusa grega Afrodite, a deusa da beleza e do amor em seus diversos aspectos, que tem propriedades de despertar o desejo.

A motivação nos acompanha quando encontramos sentidos para o nosso modo de viver, nos relacionamentos que estabelecemos, nas atividades que desenvolvemos… Veja que além de estarmos bem físicamente e emocionalmente conosco, também é fundamental a qualidade desse estar- no-mundo em relação com outras pessoas para a manutenção do nosso bem-estar.

Continua após publicidade

Veja se a sua desmotivação se dá apenas na esfera sexual ou se abarca outras esferas de sua vida. A eficácia que você tanto procura em um “afrodisíaco” pode estar nesta tarefa de perceber suas necessidades e condições para que você inicie mudanças que favoreçam o seu bem-estar, inclusive no âmbito sexual. Boa Sorte!

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

 

Continua após publicidade