Sexo virtual pode ser prejudicial para quem é muito tímido?

por Sandra Vasques

Resposta: Fazer sexo virtual, pelo MSN, nas salas de bate-papo, ou outra dessas formas de se relacionar usando a Internet como intermediação, pode ajudar ou prejudicar, e como sempre, isso depende de como se faz esse uso.

Continua após publicidade

Quem é muito tímido, tem dificuldade de se expor, duvida que possa despertar atenção, desejo de outra pessoa, não consegue enxergar seus valores pessoais como importantes e capazes de chamar a atenção e encantar. Assim, mesmo querendo se aproximar, em geral, não consegue ou sofre muito para fazer isso; pode até passar mal, suar frio e sentir até que pode desmaiar. Muitas vezes as pessoas não sabendo da timidez de alguém, acham que essa pessoa é arrogante, antipática, porque dificilmente dá espaço para aproximações e em alguns casos, mal olha ou cumprimenta quem está por perto.

Esse jeito de ser causa muito sofrimento, pelo isolamento e pelas frustrações que a pessoa tímida tem que lidar. Ele precisa de ajuda, e em grande parte dos casos, de um psicólogo. É claro que um pouco de timidez, daquela que faz o coração bater forte, corar um bocado, faz parte do jeito de ser de muita gente, mas a diferença, é que não os impede de levar a vida, de se relacionar e buscar, na maioria das vezes, o que lhes faz bem.

Já o tímido em demasia, muito isolado, tenta buscar saídas para liberar seu desejo de estar junto a um par, passando momentos gostosos, estimulantes, e outros de emoções quentes como um relacionamento sexual. Aí entra a Internet. Como a pessoa que está do outro lado não pode estar em contato direto com a pessoa tímida, esta se sente mais à vontade para dizer o que pensa, sente e quer. O risco de se expor e não ser aceito, mesmo que exista – pois quem está teclando pode não gostar do papo e sair da interação – é muito melhor administrado em função do anonimato.

Afinal, se ninguém, além de você, sabe quem é você na realidade, ou o que está fazendo, parece que aquilo nunca existiu de fato. Assim, a pessoa tímida pode se soltar, experimentar situações novas, imaginar junto com o par do outro lado da linha, comportamentos que acredita nunca ser capaz de realizar ao vivo e viver fortes emoções por meio da fantasia. No entanto, o objetivo é que essa experiência sirva de meio para que o tímido possa adquirir maior confiança em si mesmo e se sinta mais forte e corajoso para buscar se relacionar não apenas virtualmente.

Continua após publicidade

O risco é que a timidez seja tão intensa, que a pessoa passe a viver apenas o sexo virtual como forma de se expressar e não consiga dar o próximo passo. Nesse caso, sim, é prejudicial. Afinal, essa pessoa continuará a se sentir incompleta e com certa frustração, pois a relação direta entre as pessoas com certeza tem ingredientes, sensações, que a relação virtual não pode oferecer.

Assim, se ao invés de servir de treino para a vida real, a Internet a está substituindo, corra e procure ajuda. Todos nós temos defeitos e qualidades, forças e fragilidades, encantos e desencantos e por isso, algumas pessoas nos desejam e outras não, assim como nós desejamos algumas e outras não. É preciso aprender a se aceitar e confiar em quem nós somos. E se há algo que queremos mudar em nós, trabalhar para tanto, mas sem se esconder atrás de um computador e de uma fantasia que, mesmo garantindo momentos prazerosos, jamais será como a experiência frente a frente com o ser desejado.

 

Continua após publicidade