Shampoo em pó: lave o cabelo a seco

por Sonia Corazza

Sempre menciono a velocidade estonteante da área cosmética, são tantos lançamentos de produtos, que às vezes fica complicado entender a proposta das novidades.

Continua após publicidade

Hoje vou falar sobre duas novas formas de apresentar produtos cosméticos. Desde os shampoos em pó, até ampolas para cabelo, nas quais cada um mistura como deseja.

Lavar os cabelos a seco

Shampoos em pó são fórmulas baseadas no poder adsorvente (de retenção) de ingredientes sólidos. Trata-se de composições que não contêm tensoativos (agentes detergentes), portanto não precisam de enxágue. São usados desde derivados de tapioca até polímeros ultratecnológicos, matérias-primas que conseguem capturar as partículas de gordura e impurezas presentes na superfície do fio de cabelo, prendendo-as em sua estrutura. A eliminação das sujeiras se dá por ação mecânica, ou seja, quando se penteia o cabelo e o material é arrastado para a escova ou pente.

O shampoo em pó é muito prático para várias ocasiões e públicos. Desde um ciclista, que vai trabalhar de bicicleta numa grande cidade e chega ao trabalho com o cabelo repleto de poluição e poeira, até mulheres de cabelos longos e muito volumosos que demoram a secar.

Continua após publicidade

Até para quem tem uma viagem longa a trabalho e chega ao destino precisando corrigir a aparência antes de uma reunião importante, todas essas pessoas se beneficiam com o uso do shampoo em pó.

Claro que não se trata de um cosmético que substitui integralmente a lavagem com água, mas pode ajudar em um ou outro momento a manter os fios de cabelo limpos num processo bem rápido.

Shots para cabelo

Continua após publicidade

Há uma nova gama de fórmulas destinadas aos mais variados tipos de problemas dos cabelos como: restaurar, hidratar, potencializar e prolongar a cor, melhorar o toque, perfumar e outros. As empresas fabricantes disponibilizam essas monodoses em frascos pequenos, tipo ampolas farmacêuticas, para uso único, que podem ser misturadas entre si, aplicadas diretamente nos fios de cabelo e couro cabeludo. São fórmulas bem concentradas em ativos, que doam um resultado intenso e perceptível quase que imediatamente após o uso.

Mas é importante salientar que os cabelos precisam estar limpos antes da aplicação e que o bom resultado também depende da manutenção da rotina diária de cuidados: onde lavar, condicionar e finalizar são etapas que jamais devem ser desprezadas.

Fiquem atentas às novidades e sempre busquem produtos de empresas idôneas. Afinal, seu corpo não pode ser um campo de provas para agressões químicas desnecessárias.