Não existe cura eficaz para síndrome do intestino irritável

por Jocelem Salgado  

“Alimentação equilibrada e estilo de vida saudável aliviam sintomas da síndrome do intestino irritável”

Continua após publicidade

Desconfortos abdominais, dores intensas, flatulência e diarreia são reações adversas no consumo de diferentes alimentos que podem mostrar indícios de uma alteração no intestino conhecida como síndrome do intestino irritável. Essa síndrome é uma doença comum que afeta pessoas no mundo todo, podendo se manifestar em todas as idades.

Devido à grande dificuldade em encontrar o diagnóstico correto para a síndrome do intestino irritável, essa doença muitas vezes é confundida com outras desordens do intestino, inclusive com as alergias e intolerâncias alimentares, por apresentarem sintomas muitos semelhantes. Dessa forma, seu diagnóstico é dado por algumas características clínicas positivas, pelos sintomas e diversos exames físicos, o qual se faz necessário para evitar o erro no diagnóstico.

A síndrome é considerada uma doença funcional, afetando os movimentos involuntários do aparelho diegstivo e as contrações musculares do tubo digestivo, deixando-os de forma desordenada, influenciando negativamente no transporte de gases e fezes e na quantidade de líquido absorvido. No entanto, ao contrário de outras doenças do intestino, geralmente, essa síndrome não apresenta lesões e nem inflamações, mas pessoas que já possuem alguma inflamação podem estar mais sujeitas a ter a síndrome.

Segundo diversos trabalhos científicos, a causa dessa síndrome ainda é desconhecida e são diversos os fatores que podem explicá-las, tais como as condições psicológicas do paciente, tanto o estresse como a ansiedade; alterações hormonais; além de mudanças alimentares.

Continua após publicidade

Sintomas da síndorme do intestino irritável:

– dores intensas abdominais;
– constipação (prisão de ventre);
– flatulências;
– distensão abdominal;
– insônia;
– cefaleias e náuseas.

Além disso, muitas vezes esses sintomas são agravados logo após o consumo de refeições e em períodos de tensão como nos períodos menstruais; assim, a síndrome afeta mais as mulheres.

Continua após publicidade

As alterações na dieta alimentar foram avaliadas em diversos estudos e puderam mostrar que este é um dos fatores mais importante, o qual pode contribuir tanto na melhora e tratamento da síndrome como pode vir a desencadear diversas desordens no intestino. Esses estudos ainda mostraram que pessoas com a síndrome podem ter muita sensibilidade a determinados alimentos, como o consumo de carboidratos (ex: massas, pães), bebidas alcoólicas, leite, cafeína, alimentos condimentados e ricos em gorduras, os quais podem ser limitante no agravamento dos sintomas.

Entretanto, para as pessoas portadoras da síndrome é necessária uma atenção na hora das refeições, sendo importante o seu fracionamento, pois o consumo de elevadas quantidades de alimentos pode acarretar reações adversas como cólicas e diarreias. Assim, a forma mais correta é diminuir a quantidade de alimentos no prato e aumentar as refeições ao longo do dia.

Alternativas são muito estudas para as pessoas que possuem essa síndrome. Dentre as mais benéficas podemos destacar o consumo de alimentos ricos em fibras e o consumo de probióticos, os quais podem ser eficazes no tratamento dessa síndrome ou na minimização dos sintomas indesejáveis.

Os probióticos são micro-organismos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal e reduzem a formação de gases, devido à alteração da microbiota. Além disso, diminuem as alterações da motibilidade (movimento) ocasionadas pela síndrome e contribuem na diminuição dos desconfortos abdominais, como as flatulências e as dores. Esses benefícios foram constatados em estudo que avaliou uma ampla faixa etária de paciente, os quais consumiram probióticos durante seis semanas e foi notada uma melhora, principalmente, nas dores intensas.

Os alimentos ricos em fibras também são importantes para a manutenção do intestino, pois as fibras solúveis e insolúveis presente nesses alimentos contribuem na retenção da água e no aumento do volume fecal, o que diminui o trânsito intestinal e colabora com a melhora da constipação, além de reduzir a evacuação, isso no caso de pessoas que também sofrem com diarreia. Entretanto, os alimentos ricos em fibras que devem ser consumidos frequentemente, tanto para uma melhor qualidade de vida quanto para a manutenção do seu intestino são: grãos, cereais, frutas, nozes e vegetais. É válido ressaltar também que o consumo deve ser de forma regular em todas as suas refeições para garantir os benefícios para a sua saúde.

Para contribuir com a melhora de sua saúde as dicas: é importante lembrar de consumir água ao decorrer do dia, selecionar os alimentos que você pode consumir, aumente o consumo de alimentos como de frutas e vegetais, evite os alimentos que te tragam desconfortos e pratique exercícios físicos regularmente, o qual ajudará tanto no trânsito intestinal como também pode contribuir na redução de estresse e ansiedade, os quais são fatores para o surgimento e agravamento da síndrome.

Embora não exista uma cura eficaz para a síndrome do intestino irritável, os sintomas podem ser tratados, reduzidos ou até mesmo prevenidos, quando há uma combinação entre uma dieta alimentar equilibrada e um estilo de vida mais saudável.