10 razões para fazer atividade física e o que fazer para ter uma ótima motivação

por Renato Miranda

Muitas vezes pessoas me procuram para obter “dicas” para iniciar e/ou manter-se em um programa de exercício físico. Em linhas gerais explico que para descobrir o quanto é valioso se exercitar, nós devemos pensar em três palavras: necessidade, satisfação e auto-realização.

Continua após publicidade

Quando temos em nossa mente de forma clara e objetiva alguma necessidade, mobilizamos toda nossa energia para tentar satisfazê-la. Como consequência, quando satisfazemos uma necessidade ocorre um forte sentimento de auto-realização. Todo esse processo, que culmina na auto-realização, nos faz bem e gera prazer e logo nos motivaremos a repetir ou procurar comportamentos relacionados à auto-realização.

Depois dessa breve explicação, voltemos ao desafio inicial:

“Como me motivar para iniciar e manter o meu programa de exercícios físicos?”

Embora os benefícios psicofísicos de um programa regular de exercícios físicos já estejam quase que totalmente divulgados e muitas vezes entendidos pelas pessoas. O primeiro passo é avaliar se temos claro em nossa mente o quanto nós necessitamos de exercícios para termos saúde.

Continua após publicidade

Ao considerar a motivação como energia pessoal que dá início, sustenta e integra o comportamento do ser humano, fica fácil entender que é a motivação que nos impulsiona em direção aos nossos objetivos, e em consequência, se não há motivação, não há como iniciar algum desafio.

Para que a motivação para a prática de exercícios físicos seja despertada, necessário se faz mobilizar as necessidades da pessoa. Admitimos que necessidades sejam tudo aquilo que é importante para alguém. Em seguida (e isso pode levar algum tempo), o interesse da pessoa por exercitar-se irá surgir espontaneamente. Isso porque interesse é uma relação de conveniência estabelecida entre o objeto (ou fenômeno) capaz de satisfazer uma necessidade e a pessoa que busca determinada satisfação.

Elementos de uma boa saúde psicofísica

Continua após publicidade

10 razões para fazer uma atívidade física

Assim sendo, quando alguém descobre que uma boa saúde psicofísica é traduzida como:

1ª) Tendência de inoculação de vários tipos de doenças orgânicas (pressão alta, diabetes e outras);

2ª) Melhor disposição física para as atividades do dia-a-dia;

3ª) Melhor força muscular;

4ª) Estética corporal “atlética”;

5ª) Regulação do sono;

6ª) Recuperação mais rápida dos esforços rotineiros;

7ª) Autoimagem positiva;

8ª) Maior autoconfiança; otimismo frente os desafios;

9ª) Regulação do humor,

10ª) Sentimento frequente de recompensa, e muitos outros que poderiam esgotar esse texto.

Com esses elementos a pessoa tende a avaliar um programa de exercícios físicos como o “objeto” que irá satisfazer sua (s) necessidade (s). Com isso, terá grandes possibilidades de iniciar um comportamento motivado para a prática e manutenção de um programa regular de exercícios físicos e tudo o mais que for necessário para se manter saudável, longe de doenças e feliz com seu corpo.

Ao dar continuidade aos primeiros passos de um comportamento motivado, é fundamental sustentá-lo e integrá-lo aos fatores extrínsecos (ambientais) juntamente com os fatores intrínsecos (pessoais). Significa então, que um forte apoio profissional e de alta qualidade pessoal e profissional devem fazer parte desse desafio – manter-se em boa forma psicofísica.

Além disso, um ambiente seguro, agradável e com infra-estrutura compatível com os objetivos favorecem um bom nível de motivação. Por outro lado, tudo o que for feito em termos de treinamento deve ter uma consequência positiva em relação aos objetivos pessoais. E mais, a partir do momento em que cada etapa ou meta for atendida outros desafios precisam ser vislumbrados e/ou mobilizados para que a motivação não perca intensidade.

Nível de prazer é fundamental

Outro fator que deve ser considerado fundamental é o nível de prazer que a pessoa usufrui praticando determinada atividade. O desenvolvimento do prazer certamente levará a pessoa (atleta ou praticante de exercícios físicos) a melhor suportar o processo de treinamentos, consequentemente um melhor rendimento será observado. A melhoria constante desse rendimento aumenta a percepção do nível de conquistas pessoais e leva a pessoa a obter um maior nível de fatores intrínsecos e extrínsecos da motivação.

O que fazer para ter uma ótima motivação?

Para uma ótima motivação a fim de melhorar o rendimento nos programas de treinamento esportivo e exercícios físicos aconselho seguir os seguintes passos:

1º) Ter a clara percepção que seu esforço é produtivo. Ou seja, sua dedicação à atividade vale a pena;

2º) Manter sempre uma ótima concentração na tarefa. Quanto melhor concentrado maior é a tendência de se manter motivado;

3º) Estabelecer objetivos claros de desafios e compatíveis com a capacidade psicofísica pessoal;

4º) Desenvolver autocontrole. Tanto no aspecto de controle da excitação emocional como no controle de execução da tarefa, em outras palavras dominar a exigência motora com calma.