Faça uma deliciosa sopa em 15 minutos

por Rosa Fonseca

“Se usar essas abóboras limpas e em pedaços que vendem nos mercados, é só cozer por 15 minutos, bater no mixer ou liquidificador e temperar! E ainda dá pra incrementar com toque de laranja, tomilho, gengibre, sálvia, noz moscada…”

Continua após publicidade

Na semana passada publiquei dicas para fazer pratos incríveis em minutos (veja aqui). A repercussão impressionou. Até meu marido soltou um: “que ideias geniais!”. Me pergunto o porquê da surpresa, já que deveria estar careca de conhecer meus velhos truques.

Enquanto medito nisso, passa um comercial de sopa instantânea. Sei que gosto tem. Passei uma semana à base delas numa época que fazia dietas malucas. É algo que dá para comer pontualmente, em uma situação atípica, mas não é definitivamente o que se chame de refeição.

No filme, uma mulher bonita descansa no sofá após um dia de trabalho. Ela assiste a um programa de culinária no qual um chef francês ensina a fazer sopa de abóbora com carne desfiada. Ele começa explicando como descascar a abóbora e, antes de terminar essa etapa, ela já está sorvendo seu caldo instantâneo frente à telinha. Termina fazendo piada do chef.

“Como se ambas as sopas fossem a mesma coisa…”, penso. Como lendo meus pensamentos, o marido comenta: “essas coisas são meia-boca, mas quem tem saco de:

Continua após publicidade

1) descascar abóbora,
2) tirar as sementes,
3) cortar (é duro pacas!),
4) cozinhar,
5) limpar uma peça de carne,
6) por na pressão,
7) finalmente fazer a sopa?”.

Caros leitores: se ela usar essas abóboras limpas e em pedaços que vendem nos mercados, é só cozer por 15 minutos, bater no mixer ou liquidificador e temperar! E ainda dá pra incrementar com toque de laranja, tomilho, gengibre, sálvia, noz moscada…

– E a carne desfiada?, ele me desafia.

Continua após publicidade

– Tem frango desfiado pra vender pronto nos mercados! E vende carne louca nas rotisserias! E almôndegas. E existe bacon em cubinhos! E dá pra usar qualquer sobra de carne que tiver na geladeira. Sobrou meio bife grelhado? Corta em cubos ou põe pra moer junto com sopa! E dá pra complementar com outras coisas em vez de carne… dá pra polvilhar nozes ou parmesão ralado…

Ok, dei xeque-mate.

O programa volta e a discussão cessa. No próximo intervalo, o anúncio está lá outra vez. E depois mais uma. E de novo. 5 inserções ao longo de um único filme.

– Você devia falar mais desse negócio de usar coisas já cortadas, já cozidas… A TV fica lembrando de 5 em 5 minutos que existe Miojo, mas ninguém lembra dessas suas coisas.

Ok, ele bateu.