Ressonância magnética sugere relação entre atividade física e neurogênse

por Ricardo Arida

Estudos recentes têm esclarecido alguns fatos intrigantes sobre como o exercício afeta o cérebro

Continua após publicidade

– "Você está literalmente remodelando seu cérebro simplesmente com o movimento".

Algumas décadas atrás acreditava-se que o cérebro adulto não produzia novos neurônios depois do nascimento. Essa noção tem sido descartada por pesquisadores nos últimos anos. Esse fenômeno é conhecido como neurogênese.

Esses novos neurônios são criados no hipocampo, uma região do cérebro envolvida com aspectos da memória e aprendizagem. Milhares de novas células são produzidas a cada dia, apesar de muitas não sobreviverem após seu nascimento.

Animais de laboratório que fazem uma corrida voluntária (atividade em roda) mostram aumento de novos neurônios. Ainda, a corrida nesses animais provoca um fortalecimento da comunicação entre os neurônios assim como aumento da vascularização cerebral, com um efeito no aumento do fluxo sanguíneo e oxigênio para o cérebro.

Continua após publicidade

Ressonância magnética

Apesar desses estudos não terem sido conduzidos em humanos, pesquisadores realizaram um *estudo com ressonância magnética em indivíduos que faziam exercício físico regular (uma hora por dia, 4 vezes por semana, durante 3 meses) para verificar se existe uma correlação entre exercício físico e neurogênese em humanos. Um aumento do volume sangüíneo cerebral na região que se observa a neurogênese (hipocampo) foi observada nesses indivíduos, sugerindo que a formação de novos neurônios também pode ocorrer em humanos.

Portanto, existem muitas evidências mostrando que uma atividade física regular, dieta apropriada e repouso adequado com conseqüente diminuição do estresse, podem aumentar a função cerebral e possivelmente induzir a formação de novos neurônios.

Continua após publicidade

*Pereira AC, Huddleston DE, Brickman AM, Sosunov AA, Hen R, McKhann GM, Sloan R, Gage FH, Brown TR, Small SA. An in vivo correlate of exercise-induced neurogenesis in the adult dentate gyrus. Proceedings of the National Academy of Sciences 2007 Mar 27;104(13):5638-43.