Fazer atividade física à noite realmente excita o organismo e prejudica o sono?

por Simone Sarti

"Até que horas posso fazer exercício físico à noite?"

Continua após publicidade

Resposta: O efeito da relação entre exercício físico e sono não é igual para todo mundo.

Algumas pessoas podem não sentir tanto esses efeitos e dormirem bem após a sessão de treinamento, pois muitas vezes o próprio cansaço causado pelos exercícios irá servir para relaxá-las. Porém, no geral, as pessoas ficam mais excitadas e alertas, pois, durante a atividade física rigorosa são liberadas no nosso corpo substâncias estimulantes que fazem com que o sono demore mais para chegar.

Outro fato que contribui para tal, é que nosso sono começa justamente quando a temperatura do corpo começa a baixar e o exercício físico aumenta a temperatura corporal.

O ideal é realizar os exercícios de três a quatro horas antes do horário que você está acostumado a dormir. Quando isso não é possível, uma dica é experimentar outras modalidades e tentar perceber se alguma o deixa menos agitado ou até complementar sua atividade rotineira com outra que favoreça o relaxamento. Por exemplo, se fosse você fez musculação ou uma atividade aeróbia, faça em seguida uma aula de alongamento, yoga ou tai-chi, que vai ajudá-lo a “voltar a calma”.

Continua após publicidade

Finalize com um bom banho quente relaxante e bom sono.