Como se reencontrar após terminar um casamento de décadas?

por Eduardo Yabusaki

“Extravasar dor do luto da separação ajuda a superar sofrimento”

Todo fim de relacionamento é sempre muito difícil, ainda mais se ele acontece depois de muitos anos ou décadas de convivência. Afinal, o contexto de realidade em que se iniciou o relacionamento e no qual se encontra agora é bastante diferente e consequentemente de difícil adaptação.

Continua após publicidade

O sofrimento e a desmotivação fazem parte do processo de perda. E por mais difícil que seja, é preciso encontrar forças para resgatar a vitalidade e o prazer de viver.

Esse caminho nem sempre parece tão simples ou encorajador. Portanto, faça algo que reconhecidamente lhe deixe bem como: atividade física, hobbies, diversões e procure estar com pessoas queridas.

Procure não se isolar, apesar de muitas vezes ser um desejo forte; socializar-se e conviver com pessoas de bom astral pode ser uma forma de extravasar sua dor, angústia e sofrimento, embora essa dor não deva deixar de ser vivida. Conter esse sentimento não favorece sua superação, portanto exteriorize sempre que precisar. Quanto mais fizer isso, mais rápido você irá superar.

Depois de superado o luto: resgate a vida de solteira

Continua após publicidade

É difícil depois de tantos anos, se ver sozinha e voltar a paquerar e consequentemente voltar a ter um novo relacionamento. Ainda mais numa realidade em que as condições de busca pela paquera e exposição são completamente diferentes daquelas vividas no passado. Assim, é preciso se esforçar para que se tenha oportunidades de estar com e conhecer pessoas interessantes.

Essa nova fase pode ser vista como uma possibilidade de aprendizado. Apesar do sofrimento, você está diante de uma oportunidade de se renovar e se redescobrir. Veja essa situação como a possibilidade de rever seus desejos e direcione sua energia para aquilo que traga sentido e prazer para você. Recrie seus ideais e objetivos; estimule a sua realização pessoal. Talvez seja uma boa oportunidade de realizar aquele antigo sonho que não pôde ser vivido.

Não se entregue ou desista, acredite sempre e busque seu caminho para o prazer e a felicidade. Simplesmente viva!

Continua após publicidade

O passo-a-passo para se reencontrar após terminar um casamento de décadas:

1º) Busque atividades prazerosas, divirta-se!

2º) Não se isole, esforce-se para sair do casulo, busque a companhia de pessoas queridas;

3º) Não reprima seu sofrimento; extravase-o se sentir necessidade;

4º) Encare essa nova fase da vida como uma oportunidade de crescimento;

5º) Recrie seus ideais e objetivos; estimule a sua realização pessoal.