Tamanho do pênis influencia no prazer sexual?

por Marcelo Toniette

Meu marido acha seu pênis pequeno e vive fazendo exercícios para aumentá-lo
Ela faz isso todos os dias para obter resultados rápidos. Eu não acho um pênis de 16 cm pequeno e estou muito satisfeita, porém ele não acredita. Posso dizer que ele me satisfaz, pois já tive outros namorados com pênis maiores e que não me satisfaziam. Tenho medo dessa neurose atrapalhar o relacionamento, pois se eu estiver a fim de transar e vê-lo antes se exercitando, perco a vontade. Outra coisa, vejo como são os exercícios e tenho certeza que ele sente prazer nos movimentos e tenho medo de ser trocada por uma bomba de aumento de pênis. Como resolvo isso?

Continua após publicidade

Resposta: A sua pergunta se remete a uma questão muito presente tanto no universo masculino, quanto no universo feminino: o tamanho do pênis. Na nossa cultura ocidental o pênis tem o significado de virilidade, de força, de poder, que abre espaço para fantasias que, muitas vezes, culminam em mais sofrimento do que em prazer.

Culto ao pênis grande é uma ilusão e diz mais respeito à fantasia sexual do que a uma realidade que possa proporcionar bem-estar e prazer. O prazer de uma relação está mais relacionado à capacidade de dar e receber afeto do que a uma parte exclusiva do corpo, do homem ou da mulher.

Em nossa cultura, a valorização do pênis acaba sendo tão excessiva que, quando um homem apresenta alguma dificuldade relacionada à ereção, popularmente ele é visto como “impotente”.

Logo, para ser “potente” o pênis deve ser “grande” e sempre estar pronto para uma relação sexual. Nem sempre é isso o que acontece. O homem que tem esse tipo de pensamento cria um campo fértil para o desenvolvimento de ansiedade e, por sua vez, de dificuldades sexuais.

Continua após publicidade

A fantasia do pênis grande gira em torno de mitos sexuais que não correspondem à realidade, a exemplo de: “o tamanho do pênis indica o impulso sexual”, ou mesmo, “quanto maior o pênis, mais prazer proporcionado para a parceria”. Essa idealização do pênis grande é tamanha que, mesmo uma pessoa tendo um pênis em estado ereto de 16cm, a exemplo do seu marido, o acha pequeno.

Não é raro que a pré-ocupação com o tamanho do pênis é maior do que a ocupação com a funcionalidade do pênis. A estética e a aparência ganham mais importância do que a gratificação e o prazer compartilhado em uma relação sexual. O ideal de performance ou estética, torna-se mais importante do que a possibilidade da troca de afeto e prazer em uma relação.

A idéia de que “quanto maior, melhor” é pura ilusão que povoa o imaginário tanto de homens como de mulheres. Em outras palavras, a idéia de pênis grandes diz mais respeito à fantasia sexual do que a uma realidade que possa proporcionar bem-estar e prazer.

Continua após publicidade

Entendo a sua preocupação de não aborrecê-lo nos exercícios, mas repare como você se sente assistindo ao seu marido brincar sozinho. Assistir ao seu marido tendo prazer em exercitar o próprio pênis não está sendo em nada prazeroso ou gratificante para você. A situação fica mais agravada quando você não está compartilhando os supostos benefícios dos exercícios diários com a bomba de vácuo. Vale aqui uma nota de que não existem relatos científicos de que esses recursos gerem aumento no tamanho do pênis, seja no comprimento, seja no diâmetro. Geralmente estes aparelhos auxiliam homens a obter ereção. Deve-se ter cautela com esses aparelhos, pois podem causar machucados e ruptura de vasos sangüíneos que irrigam o pênis.

Na sua mensagem você relata que está com medo de algo que já está atrapalhando, não só o relacionamento de vocês dois, mas o seu próprio desejo e prazer de ficar ao lado dele. Já é hora de você dar vazão aquilo que sente. Você ficar na posição da espectadora, sufocando seu desejo, está gerando mais sofrimento em você.

Reflita sobre seus medos de expor o que sente para o seu marido. É importante que em uma relação exista a possibilidade do diálogo. Diálogo não é sinônimo de “conversar relação” – tudo tem que ser conversado, tudo tem que ser dito –, mas de você sentir-se inteira dentro da relação, expondo sentimentos e pensamentos, sendo que você é, sem cobrar do outro aquilo que gostaría que ele fosse, mas sinalizando aquilo que você gosta ou que não gosta de sentir.

Neste diálogo, em que espera-se que seu marido também exponha seus sentimentos, um tema interessante seria vocês dois encontrarem formas que viabilizassem o prazer compartilhado. Até mesmo a bomba de vácuo pode fazer parte das brincadeiras eróticas de vocês, caso você sinta-se à vontade. Brincar sozinho é bom, mas brincar a dois pode ser ainda melhor.

Gosto do meu marido, mas acho o pênis dele pequeno e não me satisfaz. Isso tem solução?

Resposta: Inicialmente precisamos definir o que seria “pequeno”. Em termos anatômicos, um pênis em estado ereto menor do que 8cm pode dificultar a relação sexual com penetração. Um pênis acima desse tamanho torna possível a relação sexual com penetração.

A questão do tamanho do pênis está mais relacionada à fantasia erótica do que ao prazer em si. A fantasia erótica é uma faculdade de associar imagens de experiências, fatos, ou mesmo à imaginação, que propiciam aumento do desejo e/ou da excitação. As fantasias eróticas variam de pessoa para pessoa.  

A fantasia, que pode estar a léguas de distância da realidade, não tem limites. O limite surge quanto se tenta colocá-las na realidade. E por falar em realidade, quem disse que com um pênis maior você terá mais prazer? Talvez, pelo fato de a fantasia do pênis grande ser intensa para você, isso já é um fator que potencializa o seu próprio prazer. Mas fique atenta de que o pênis grande trata-se de apenas uma fantasia diante de uma infinidade de outras fantasias que também poderão ser tão ou mais excitantes para você. A capacidade de sentir ou não prazer é individual. Ninguém sentirá prazer, ou mesmo dor, por você. Quando se está numa relação a dois, a parceria facilita, provoca e estimula esse prazer. Mas sempre cada um será responsável pelo próprio prazer.

Você afirma que gosta do seu marido, mas existe o porém do tamanho do pênis que não a satisfaz. Salvo se o seu marido tenha um pênis menor do que 8cm, a sua satisfação não tem relação com o tamanho do pênis dele, mas a sua própria capacidade de sentir ou não prazer.

Felizmente a solução existe. A solução depende de um primeiro passo. Você terá de fazer uma escolha. Ou você opta por viver uma fantasia, ou você opta por viver uma realidade. Na primeira opção você já está familiarizada com os resultados insatisfatórios. Já na segunda, algumas possibilidades precisam ser exploradas. Na relação de vocês dois pode existir algo que não está indo muito bem e está sendo fonte de insatisfação. Essa fonte de insatisfação pode estar sendo encoberta pela questão do tamanho do pênis do seu marido.

Outra possibilidade é de que a relação sexual de vocês caiu em uma mesmice e precisa de algumas inovações. Que tal utilizar a imaginação e a criatividade para provocar e sentir novas sensações? É hora de encontrar formas alternativas e prazerosas de curtir a relação afetivo-sexual com seu marido. Isso não depende só de você, mas de vocês dois, com os corpos que vocês têm. Em vez de focar no tamanho do pênis, foque em potencializar a sua forma de provocar e de sentir prazer.

É possível aumentar o tamanho do pênis?

Resposta: Bombas a vácuo, pesos, entre outros apetrechos, não apresentam resultados satisfatórios no aumento do pênis, tanto no diâmetro, quanto no comprimento. Também existem procedimentos cirúrgicos cujos resultados quase sempre são desastrosos.

Não existem exercícios que aumentem o tamanho do pênis que tenham comprovação científica. São muito difundidos os aparelhos – bombas de vácuo – que podem auxiliar a ereção para aqueles homens que apresentam dificuldade de obtê-la. Deve-se ter cuidado com os aparelhos de vácuo, pois podem provocar machucados ou mesmo lesões nos vasos sangüíneos.

Como exposto anteriormente, o tamanho do pênis está muito relacionado à fantasia e à excitação que essa fantasia proporciona. Assim como existem homens que sentem-se desconfortáveis com o tamanho do pênis, existem pessoas que sentem-se desconfortáveis com o tamanho do nariz, da orelha, da calvície, da barriga… Muitas se submetem a cirurgias para “corrigir” essas “imperfeições”. Porém, a satisfação nem sempre é alcançada, pois logo em seguida surge uma outra parte do corpo a ser “corrigida”.

Ainda são muito presentes as distorções relacionadas ao tamanho do pênis como as citadas na resposta anterior. Por que distorções? Porque não correspondem a uma realidade. O impulso sexual não tem relação com o tamanho do pênis. O prazer de uma relação não depende apenas do pênis ou de uma parte exclusiva do corpo do homem ou da mulher, mas da capacidade em dar e receber afeto.

Em vez da pré-ocupação com o tamanho do pênis, sugiro que reflita e se ocupe sobre a quantas anda a sua auto-estima. Ocupe-se no aprendizado da auto-aceitação. Não se esqueça que você sente o prazer com o corpo que você tem e não com o corpo que você imagina ou idealiza. Ter um pênis maior atende apenas à fantasia e não garante que a sua auto-estima seja fortalecida. Aceite o seu pênis, e o seu corpo como um todo, do jeito que é. Encontre formas criativas de brindar prazer e afeto com o corpo que tem.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento