Dissolver suas crenças é uma forma de se livrar de intenso sofrimento

por Thaís Petroff

“TCC trabalha com foco no presente”

Continua após publicidade

Na TCC lidamos com questões que o paciente traz de uma maneira diferente do que se faz em outras linhas psicoterapêuticas. Não precisamos descobrir a situação que causou o trauma ou o comportamento disfuncional, mas sim descobrir qual crença gera emoções negativas e mantém esse comportamento.

É comum as pessoas terem a ideia de que quando vão se consultar com um psicólogo precisarão contar toda sua vida e, principalmente, boa parte de sua infância e da relação com seus pais. Isso não é de todo engano, já que sim; há diversas abordagens psicológicas que trabalham baseadas em traumas que nascem em determinados momento da vida e que para curá-los é preciso “levar” o paciente até lá, para relembrar, reviver e então ressignificar aquela vivência.

A TCC se baseia em outra visão: de que sim, são situações que vivemos (seja na vida real ou na imaginação) que nos deixam marcas dependendo de como as percebemos; e são esses conteúdos profundamente arraigados que nos trazem sofrimento. No entanto, a maneira como resolvemos as questões não é buscando sua origem no passado, mas sim, compreendendo o resultado cognitivo que essa vivência ou essas vivências deixaram registrados em nós. Em outras palavras, nosso trabalho é investigar qual(is) a(s) crença(s) que foram construídas a partir dessa experiência (real ou imaginária) do paciente e que lhe traz(em) sofrimento.

Após esse trabalho de investigação, que se dá no momento presente, questionando a maneira atual da pessoa perceber a si mesma, aos outros, as situações, o mundo e o futuro. Então, passamos a verificar, juntamente com ela, quais distorções cognitivas podem haver nesse modo de perceber as coisas; e é nesse contexto principalmente que se dá a maior parte do processo: comparar as crenças com dados da realidade de modo que a própria pessoa perceba que seu sofrimento provém em grande parte pela visão (percepção) que foi construída e que, modificando essa percepção, suas emoções e comportamentos também acabam tendo grandes mudanças.

Continua após publicidade

Esse é o motivo de dizermos que a TCC trabalha com foco no presente e acaba sendo uma abordagem mais dinâmica e breve do que inúmeras outras dentro da psicologia.