Tentar mudar o outro é querer mostrar-se superior

por Saulo Fong

 

Continua após publicidade


“Quando julgamos ou rotulamos uma outra pessoa, é muito comum que o julgamento de valor mostre muito mais sobre a pessoa que julga do que sobre a pessoa julgada”

O que faz com que você seja mais ou menos sincero nos relacionamentos que cultiva? Você é 100% verdadeiro com todas as pessoas com quem se relaciona e encontra?

Um dos grandes desafios em qualquer relacionamento humano é aceitar o outro do jeito que ele é.

Quando julgamos ou rotulamos uma outra pessoa, é muito comum que o julgamento de valor mostre muito mais sobre a pessoa que julga do que sobre a pessoa julgada.

Continua após publicidade

Poucos são os indivíduos que não se incomodam com os julgamentos e rótulos que recebem de outras pessoas. E, por isso, a maioria das pessoas acaba por tentar modificar seu jeito natural de ser e esconder algum aspecto de si quando se relacionam. Principalmente, se forem pessoas de um convívio próximo.

Imagine duas pessoas que queiram se relacionar afetivamente. Caso ambas tenham o hábito de ficar julgando e rotulando o outro, é muito comum que comecem a esconder aspectos importantes sobre si mesmas para não receber mais julgamentos e manter um relacionamento “harmonioso”. Alguns escondem um jeito de pensar, outros escondem algum comportamento.

Como ser aceito pelo outro?

Continua após publicidade

Se quisermos ser aceitos pelo outro, o primeiro passo é aprender a aceitar e acolher o outro também do jeito que ele é. Sem querer mudar, sem querer controlar. Quando temos a intenção de mudar qualquer aspecto de uma outra pessoa, nos colocamos numa posição acima dela como se fôssemos melhor do que ela. Esse desequilíbrio na relação aumenta a tensão que existe entre tais pessoas gerando brigas e desentendimentos.

E como podemos aprender a aceitar o outro?

Trabalhando e desenvolvendo nossa maturidade emocional e tomando a consciência de que pessoas não são objetos, mas indivíduos com experiências, histórias, valores e crenças diferentes das nossas.