O que fazer quando um dos cônjuges quer ter filhos e o outro não?

por Anette Lewin

“Homens resistem mais à ideia de ter filhos do que as mulheres. Por uma série de motivos, entre os quais os mais práticos como o sustento e os mais afetivos como o medo de perder a atenção da esposa”

Continua após publicidade

Resposta: Em primeiro lugar é importante entender direito o porquê de quem quer e de quem não quer. Ter filhos, para muitos, é apenas dar continuidade à espécie. É o que estipulam as leis sobre casamento, família, religião, etc. Outros, nos dias atuais, defendem que o casamento pode existir independente da procriação e ter ou não ter filhos é uma opção que, de preferência, deve ser abordada antes do casamento….

No caso de vocês, ela vem depois, sinalizando que nenhum dos dois tinha muita certeza ou firmeza em relação a esse tema. Em geral, os homens resistem mais à ideia de ter filhos do que as mulheres. Por uma série de motivos, entre os quais os mais práticos como o sustento e os mais afetivos como o medo de perder a atenção da esposa. Acredito que a única coisa a ser feita é conversar, conversar muito, cada um falar de seus anseios, seus medos, seus ‘sins’ e seus ‘nãos’ até chegarem a algo comum.