Saiba o que é na prática a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

Da Redação

“A TCC defende que as emoções e comportamentos das pessoas são influenciados a partir da maneira como elas interpretam as situações da vida. Assim, o pensar provoca um sentimento ou emoção que leva a pessoa a se comportar, baseado na sua história de vida”

Continua após publicidade

Veja desta semana divulgou matéria sobre a Terapia *Cognitivo Comportamental. Por ser conhecida como um modelo de psicoterapia efetiva para tratar depressão e ansiedade, a reportagem mostrou ainda que ela tem sido também utilizada para o tratamento dos transtornos alimentares, fobias e vícios.

Quando surgiu?

Criada no fim na década de 60, esse modelo de tratamento vem se desenvolvendo de maneira progressiva nas últimas décadas, principalmente nos Estados Unidos. Fundamentada empiricamente e conceitualmente através dos trabalhos de Aaron Beck (fundador na Terapia Cognitiva) e B. F. Skinner (fundador da Terapia Comportamental).

O que é a Terapia Cognitvo Comportamental?

Continua após publicidade

A TCC defende que as emoções e comportamentos das pessoas são influenciados a partir da maneira como elas interpretam as situações da vida. Assim, o pensar provoca um sentimento ou emoção que leva a pessoa a se comportar, baseado na sua história de vida. Trata-se, portanto, de um constante refletir sobre o pensar, o sentir e as conseqüências diretas no comportamento.

O terapeuta cognitivo comportamental busca produzir mudanças no pensamento e no sistema de crenças do paciente, visando promover mudança emocional e comportamental duradoura.

A Terapia Comportamental Cognitiva tem como objetivo principal é fazer com que o paciente encontre uma nova forma de encarar a realidade e de responder a ela.

Continua após publicidade

Terapia Cognitvo Comportamental e psiquiatria

Segundo o psiquiatra Prof. Dr. Joel Rennó Jr., a (TCC) visa mudanças práticas de comportamentos patológicos associados à doença, como sensação de perigo perante algumas situações ou locais. Por exemplo, paciente com pânico que evita locais abertos e com grande número de pessoas, porque associa tais locais às crises e tem medo de não ser socorrido a tempo, caso passe mal.

A psiquiatra Dra. Ana Beatriz Silva diz que a (TCC) provou ser capaz de mudar os esquemas de pensamento que aprisionam essas pessoas aos seus próprios medos, além de alterar o seu comportamento (reações) frente os fatores desencadeantes de ansiedade.

* Cognitivo: relativo ao conhecimento, à cognição; relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio (Dicionário Houaiss)

Fonte: Karen Camargo – psicóloga clínica

Referência Bibliográfica:Revista Veja – Edição 2082, número 41. Data: 15 de Outubro de 2008 pags. 151 a 157.