Você sabe o que é atração interpessoal?

por Antônio Carlos Amador

Nossa rede social pessoal é constituída pelo conjunto de seres com quem interagimos de maneira regular, com que conversamos, com quem trocamos sinais que nos tornam reais.

Continua após publicidade

Usamos o termo atração interpessoal para fazer referência a uma série de experiências interpessoais como simpatia, amizade, admiração, desejo e amor. Essa atração de uma pessoa por outra é influenciada por muitos fatores, como proximidade, atração física, similaridade e reciprocidade.

Embora hoje em dia a Internet possibilite relacionamentos ocasionais à distância, a atração geralmente depende das pessoas estarem nos mesmos lugares ao mesmo tempo, o que torna a proximidade um fator importante. As pessoas se conhecem e se sentem atraídas por outras que moram, trabalham, compram e se divertem nas vizinhanças. Quanto mais próximas as pessoas estiverem maior será a probabilidade delas se tornarem amigas. A atração física também é um fator determinante da atração romântica para ambos os sexos. No domínio romântico, ser atraente fisicamente parece ser importante para as mulheres e para os homens.

As pessoas também tendem a sentir mais atração por outras com estilos e gostos similares.

A amizade se baseia na comunicação, no apoio mútuo, na compreensão, na reciprocidade, no carinho e na harmonia entre as pessoas.

Continua após publicidade

Quatro pilares da amizade

O psicólogo Carl Rogers considerava que uma amizade sadia deveria ter quatro características: autenticidade, cordialidade, empatia e disposição de abertura para o outro.

A autenticidade envolve a capacidade de expressarmos claramente nosso modo de sentir, sem máscaras, nem reservas. A cordialidade consiste na aceitação e consideração incondicional, sem exigir que os demais façam o que queremos. A empatia é nossa capacidade para compreender o que a outra pessoa está sentindo. Algumas vezes é preciso que escutemos atentamente o que a outra pessoa diz, outras vezes podemos perceber diretamente, sem a necessidade de palavras.

Continua após publicidade

Finalmente, nossa disponibilidade para compartilhar faz com que possamos ter mais amigos, com os quais poderemos ser totalmente sinceros, abrirmo-nos por completo sem temores e sem reservas, neles depositando a confiança e esperando a compreensão. Deveremos também estar dispostos a dar sem reservas aquilo que esperamos dos outros.