Terapia regressiva e hipnose são boas para tratamento de dependência de drogas?

por Danilo Baltieri

Resposta: Existem alguns relatos de caso publicados na literatura internacional sobre o beneficio da hipnose no manejo de pacientes com quadro de abuso de substâncias. No entanto, os estudos sobre a aplicabilidade desse processo no tratamento da dependência química são bastante escassos, o que não nos autoriza a defender nem tampouco contraindicar como um método de tratamento para esses casos. São necessários mais estudos clínicos para avaliar a efetividade desses métodos para o tratamento dos casos.

Continua após publicidade

No entanto, nada impede que, para alguns pacientes, desde que adequadamente avaliados por especialistas em dependências químicas, seja recomendada alguma forma de terapia, como um adjunto a outras formas de abordagem médica e psicossocial.

Abaixo, ofereço interessante referência sobre o tema:

Margolin, A., Avants, S. K., & Kosten, T. R. (1994). Cue-elicited cocaine craving and autogenic relaxation. Association with

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Continua após publicidade